Em comemoração ao 8 de março, TRE-TO debate desafios e papel da mulher no mundo atual

Comemorações do Dia da Mulher se iniciaram na tarde de quarta-feira, 08.

Roda de Conversa "Os múltiplos papéis da mulher na contemporaneidade"
Créditos: Rozeane Feitosa

Em Roda de Conversa "Os múltiplos papéis da mulher na contemporaneidade", o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins - TRE-TO comemorou o Dia Internacional da Mulher, nessa quarta-feira, dia 8. Com a mediação da psicóloga Jordana Parreira, que atua no Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPSI), as debatedoras expuseram seus conhecimentos e experiências a respeito da temática com participação do público.

1/ Galeria de imagens

Para a psicóloga Juliana Varrone, as mulheres precisam trazer leveza e entender que não precisam fazer tudo ao mesmo tempo. “Para começarmos a falar sobre os diversos papéis da mulher na sociedade, é importante fazer um paralelo dos lugares já ocupados anteriormente e com o que somos hoje. Que as mulheres não precisam lidar com tudo ao mesmo tempo, e não levar consigo tão profundamente os estereótipos”, declarou.
Na mediação, a psicóloga Jordana Parreira, ponderou que as mulheres precisam se cobrar menos e que isso faz parte de um processo de psicoeducação. “O estereótipo real da mulher maravilha é atribuído à mulher pela sociedade, mas não temos que ser desta forma, dar conta de tudo, a mulher tem o poder de escolha, e qual batalha travar."
A psicóloga Michelle Zukowski afirmou que o olhar acolhedor para si mesmo é o primeiro passo para lidar com conflitos. “O primeiro passo para conseguirmos lidar com conflitos existentes devido às múltiplas funções, ter alto compaixão é olhar para si com mais amor e um olhar acolhedor, e é importante em nossos lares esclarecer sobre a parceria para não haver sobrecarga sobre a mulher", afirmou a psicóloga que finalizou: “Não tenham medo de ser quem querem ser! ”.
A médica e diretora da Coordenadoria de Assistência Médica e Social (COMED), Mary Carlos Freire, que acompanhou da plateia, contribuiu falando sobre o quanto “a mulher precisa escolher muito bem suas guerras para tornar a vida mais leve, e que espaço de escuta como essas da roda de conversa são importantes para contribuir com o crescimento pessoal e intelectual, e que muitas vezes são terapêuticas”.
As mulheres presentes foram prestigiadas com a apresentação do Coral Encanto, do TRE-TO, trazendo uma música Rosa, do cantor Pixinguinha.

Objetivo Estratégico:
8 - Aperfeiçoar mecanismos de governança
Rozeane Feitosa (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido