Pedro Afonso: Eleições de grêmios estudantis serão vinculadas a ações do projeto Agentes da Democracia

Estudantes de três municípios participarão das ações do projeto e do processo eleitoral.

Pedro Afonso: Eleições de grêmios estudantis serão vinculadas a ações do projeto Agentes da Demo...
Créditos: Lucas Nascimento

Alinhada à estratégia do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) de “Fomentar a educação política da sociedade”, por meio da 23ª Zona Eleitoral, coordenado pelo Juiz Eleitoral, Milton Lamenha de Siqueira, e em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Pedro Afonso, a Justiça Eleitoral fornecerá urnas eletrônicas para a realização de eleições não oficiais do grêmio estudantil das unidades educacionais dos municípios da região nordeste do Tocantins, e concomitantemente realizar ações do Projeto Permanente Agentes da Democracia.

Seguindo um calendário eleitoral com agendas que iniciaram no mês de fevereiro, as eleições do Grêmio será realizada dia 14 de abril, começando às 08 horas, logo após as apurações - a Diplomação e Posse serão realizadas no dia 25/4. As localidades que receberão as urnas serão os municípios de Bom Jesus do Tocantins, na Escola Estadual Alfredo Nasser; em Pedro Afonso, nas unidades do Colégio Cristo Rei, Escola Estadual Ana Amorim e Escola em Tempo Integral Professor Antônio Belarmino Filho; em Tupirama, na Escola em Tempo Integral Maria da Glória.

O objetivo de realizar estas ações de forma integrada - eleição não oficial do Grêmio Estudantil com urna eletrônica e projeto Agentes da Democracia – é prestar atendimento itinerante da Justiça Eleitoral, buscando melhorar a consciência e a participação dos adolescentes e jovens na política e nas Eleições Municipais futuras.
Além da organização do processo eleitoral de modo geral, o Juiz Eleitoral, Milton Lamenha de Siqueira, da 23ª Zona Eleitoral, também realizará palestras com os membros da comissão eleitoral e candidatos acerca da importância dos grêmios estudantis para o fortalecimento da democracia e da cidadania.Calendário Eleitoral das eleições do Grêmio Estudantil

As eleições do Grêmio realizadas nas unidades escolares, seguem à risca todas as etapas de uma eleição oficial realizada pela Justiça Eleitoral, e em todo o processo eleitoral terá a participação dos alunos, garantindo-se a legitimidade das eleições e a experiência democrática.
Durante o processo eleitoral, além dos escolhidos para compor a comissão eleitoral (responsável por organizar e fiscalizar o processo), serão inscritos, selecionados e passarão por treinamento todos os mesários, homologação da candidatura dos candidatos e os seus fiscais. Cadastro dos eleitores no sistema de votação. Também haverá um período de propaganda eleitoral.

Ações do Projeto Permanente Agentes da Democracia

O TRE-TO, desde 2018, executa ações voltadas para ampliar os conhecimentos do eleitor quanto ao funcionamento do processo eleitoral, que é o caso, por exemplo do Projeto Permanente Agentes da Democracia, que tem como objetivo a formação de eleitores e políticos vindouros, conscientizar, mobilizar e incluir social e politicamente os jovens matriculados no ensino médio no Tocantins; além de despertar a consciência cívica destes eleitores, preparando-os para participar das decisões políticas do país.
Desde concurso de redação, jogos interativos com perguntas e respostas sobre cidadania, democracia, processo eleitoral, corrupção, voto consciente, a escolha de projetos realizados por estudantes, que simulam processo eleitoral com urnas eletrônicas, dentre outras, são ações realizadas pelo Projeto.

Objetivo Estratégico:
3 - Fomentar a educação política da sociedade
Rozeane Feitosa (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido