Seminários de Pesquisas Empíricas Aplicadas a Políticas Judiciárias

A pesquisa empírica aplicada às políticas judiciárias possui relevância quando aplicada por magistrados e servidores do Judiciário, tornando o conhecimento acadêmico e científico aplicado diretamente por aqueles que lidam diariamente com a prestação jurisdicional.

Seminários de Pesquisas Empíricas Aplicadas a Políticas Judiciárias

A Pesquisa “Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro”, inserida no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, foi desenvolvida no âmbito do “Projeto BRA 19/012 – Consolidação dos Laboratórios de Inovação no Poder Judiciário” a partir da parceria entre o Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Conselho Nacional de Justiça, junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Sendo assim, esta pesquisa se apresenta como uma oportunidade para a produção de conhecimento acerca dos diferentes públicos afetados, direta ou indiretamente pelo sistema de justiça brasileiro, de modo a abranger as diversas partes envolvidas em um processo judicial, possibilitando que todas sejam ouvidas. Dentre eles, estão: cidadãos(ãs) que já tenham sido parte em algum processo judicial nos últimos cinco anos, e operadores do Direito, incluindo advogados(as), defensores(as) públicos(as) e membros do Ministério Público.

Foram construídos dois Índices de Percepção à Justiça: um específico aos cidadãos(ãs) e outro direcionado a operadores do Direito. Ainda, foi também elaborado um índice específico para avaliar as modalidades remotas analisadas: o Índice de Percepção à Justiça: Trâmites pela Modalidade Remota. O desenvolvimento destes índices tem por objetivo mensurar a percepção e avaliação dos(as) cidadãos(ãs) e operadores do Direito em relação ao Poder Judiciário Brasileiro. Ademais, estes resultados servirão como apoio para recomendações direcionadas ao monitoramento de resoluções e a ações de melhoria direcionadas ao Judiciário no âmbito da organização e da estrutura do sistema de justiça, da implementação de tecnologias e sistemas eletrônicos, do planejamento de comunicação e do aprimoramento da prestação jurisdicional.

Para mais informações, acesse a programação do seminário.

Serviço:

Seminários de Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias

Tema: Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro
Data: 13/04/2023
Horário: 17h
Link de inscrição: https://eventos.cnj.jus.br/inscricao-seminarios-de-pesquisas-empiricas-aplicadas-a-politicas-judiciarias-percepcao-e-avaliacao-do-poder-judiciario-brasileiro
Local: Plataforma Cisco Webex com transmissão pelo canal do CNJ no YouTub

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido