HDT-UFT/Ebserh leva assistência em saúde a indígenas no Tocantins

Iniciativa faz parte de uma ação do TRE-TO em parceria.

HDT-UFT/Ebserh leva assistência em saúde a indígenas no Tocantins

Araguaína (TO) - Nos dias 17 e 19 de outubro, profissionais e residentes do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), prestaram assistência médica em aldeia indígena, situada em Tocantinópolis (TO).

A iniciativa foi promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e instituições parceiras, como parte do circuito de atividades do Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas parceiros institucionais. A ação itinerante leva serviços de promoção da cidadania às aldeias São José e Mariazinha, da etnia Apinajé, no município de Tocantinópolis, na região do Bico de Papagaio.

De acordo com a diretora de Assuntos Comunitários e Cultura da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PROEX/UFNT), Kênia Gonçalves Costa, a universidade foi convidada para participar da ação.

“E, a partir da necessidade de atendimento médico, o reitor da UFNT, Airton Sieben, por meio da Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Rejane Cleide Medeiros, contatou o superintendente do hospital, Antônio Oliveira, para pensar em estratégias de atuação. Houve uma solicitação da comunidade para que a ação contasse com atendimento médico e foi assim que surgiu essa parceria com o HDT-UFT”, destaca.

Os profissionais do HDT-UFT realizaram atendimentos que consistiam em uma consulta clínica primária, com aferição de pressão, coleta da história dos sintomas, orientação sobre as condutas e possíveis encaminhamentos para a unidade de saúde local. No primeiro dia de ação, foram atendidos 25 pacientes, e no segundo, 47.

O residente em Medicina de Família e Comunidade, pelo HDT-UFT, Konnery Kazelly Marinho Marques, destacou como foi a experiência de atender a população indígena. “Foi ótimo participar e, ao mesmo tempo, um pouco triste. Pois, foi possível notar como eles são carentes por faltar o básico em muitos casos. Algumas medicações o postinho não oferta e os pacientes não têm condição financeira para obter a medicação, o que deixa uma sensação de frustração”, disse, demonstrando a importância de contribuições como esta do HDT-UFT.

Sobre a iniciativa

O programa permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, é uma iniciativa do TRE-TO, realizada por meio Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE-TO), em parceria com várias instituições federais, estaduais e municipais, oportunizando à comunidade receber atendimentos e resolver pendências dentro da aldeia em que habita.

A ação busca atuar de maneira inclusiva dentro das comunidades, ofertando diversos serviços. É disponibilizado para a comunidade o acesso aos serviços eleitorais da Justiça Eleitoral, e com o apoio dos parceiros oferta a emissão de documentos pessoais, alistamento militar, orientação jurídica, emissão de carteira do artesão, cadastramento de programas federais, como o Bolsa Família, e atendimento médico, entre outros.

Sobre a Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por Paulina Oliveira, com revisão de Danielle Campos.

Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh

Com informações do TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido