TRE-TO confirma a integridade de seu Sistema de Gestão da Qualidade conforme ISO 9001
As atividades de auditoria interna iniciaram na segunda-feira, 10, e finalizaram nesta sexta-feira, 14.

Os trabalhos da Auditoria Interna da Qualidade - 2024 do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) foram encerrados na tarde desta sexta-feira, 14. Se reuniram no auditório do tribunal o diretor-geral, Jonas Demostene Ramos, os auditores, secretários e demais servidores do TRE-TO.
O processo de auditoria interna, que teve início na segunda-feira, 10, teve o objetivo de avaliar a conformidade com as disposições planejadas, com requisitos da norma ISO 9001, verificando se o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) está mantido e implementado de forma eficaz.
Abrindo a reunião de encerramento, o diretor-geral do TRE-TO, Jonas Demostene Ramos, mencionou agradecimentos ao presidente do tribunal, desembargador João Rigo Guimarães, e ao vice-presidente e corregedor, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto. Ele destacou os pilares da gestão atual, ressaltando que o tripé inclusão, segurança e resultado é evidenciado por meio do balanço das atividades.
“A qualidade é uma busca contínua e incessante”, disse o diretor-geral. “Desde 2005, a Justiça Eleitoral do Tocantins procura manter a certificação ISO 9001, que mostra que o órgão é um exemplo de governança e atividade pública. Na apresentação deste relatório final, deixo meus agradecimentos para todos os servidores do TRE-TO, todos esses rostos são responsáveis pelo nosso sucesso”, finalizou.
Relatório
A auditoria é um meio de garantir a continuidade da certificação ISO 9001. O relatório final destacou a eficiência da comunicação interna do tribunal e da gestão da alta administração, ressaltando a liderança pulverizada, ou seja, uma liderança conjunta e distribuída.
Conforme o relatório, também há duas não conformidades, duas observações e seis oportunidades de melhorias, concluindo que se bem tratadas, não representam risco de estrutura. O auditor líder, Hamilton Pinheiro de Oliveira, no parecer final, afirmou o “convencimento da integridade, eficiência e eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade e sua aderência em relação às normas da ISO 9001 e demais disposições planejadas pelo próprio órgão”.
Auditores
Seguindo o acordo de cooperação técnica estabelecido entre os regionais tocantinense e goiano, três servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) estiveram conduzindo a auditoria interna: Hamilton Pinheiro de Oliveira, auditor líder, e os servidores Luís Cláudio Fernandes e André Luís Soares.
A equipe de auditores ainda teve o apoio da Assessoria de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade (Aspeq) do TRE-TO, formada pelos servidores José Eudacy Feijó de Paiva e Maurílio Luiz Hoffmann da Silva, e dos chefes de cartório da 12ª Zona Eleitoral de Xambioá, Felipe Silva Fialho e da 13ª ZE de Cristalândia, Alexandre Menezes de Santana.
Objetivos Estratégicos:
4- Aprimorar mecanismos de gestão processual;
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
Para todos verem: Na foto, servidores do TRE-TO estão sentados e de costas, assistindo à auditoria. Eles estão voltados para os palestrantes, que estão sentados no palco.