Em ação do TRE-TO e parceiros, jovens reafirmam necessidade de maior representação feminina na política

Roda de conversa foi realizada com alunos do 1°, 2° e 3° anos do ensino médio do Colégio Militar Duque de Caxias, no Distrito de Taquaruçu, em Palmas.

Em ação do TRE-TO e parceiros, jovens reafirmam necessidade de maior representação feminina na p...
Fotos: Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)

Inserir e incentivar os jovens a participar da vida pública contribui para que a falta de interesse na política desta faixa etária seja reduzida, principalmente quando voltada para o público feminino. Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou na manhã desta sexta-feira, 1° de março, uma roda de conversa com os alunos do 1°, 2° e 3° anos do ensino médio do Colégio Militar Duque de Caxias, no Distrito de Taquaruçu, em Palmas.

A ação faz parte do programa permanente “+Mulher +Democracia” do TRE-TO. Na ocasião, a equipe da 29ª Zona Eleitoral ofereceu serviços gratuitos como o alistamento eleitoral (1º título) para os alunos. A juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, coordenadora do “+Mulher +Democracia”, na ocasião, conduziu a roda de conversa e também representou o ouvidor das Mulheres+ e coordenador geral dos programas permanentes de inclusão do TRE-TO, juiz José Maria Lima. Participaram da ação 205 alunos, além de professores, servidores da escola e comunidade em geral que foi regularizar sua situação eleitoral.

Abordando os desafios e ainda a baixa representatividade das mulheres na política, durante a roda de conversa foram discutidas soluções contra o desrespeito aos direitos políticos do gênero feminino. A estudante Kaylla Ribeiro, 16 anos, que aproveitou a ocasião para fazer seu primeiro título de eleitor, destacou que a participação dos jovens é importante para o processo de mudança e renovação.  

“Antes a mulher não tinha nem o direito de votar. Agora temos o direito de participar ativamente. É importante que desde cedo o jovem participe e se mantenha atento aos seus direitos. Escolher nossos representantes também faz parte do processo democrático. E ter mais mulheres, com certeza esta representação é maior”, afirmou Kayla Ribeiro.

1/ Galeria de imagens

Realidade feminina

Aluno do 3º ano do ensino médio, Igor Alves, 16 anos, destacou que só uma mulher sabe as dificuldades encontradas no cotidiano e por isso, é preciso ter maior participação na política. “Só uma mulher sabe o que se passa no dia a dia. Ao ter mais mulheres em cargos políticos, maior é a confiança de outras mulheres. Pois vão ter mais voz em todos os espaços e seus direitos defendidos. Infelizmente o machismo ainda predomina e isso não deve acontecer”, pontuou o estudante.

Conscientização vem de berço

Também durante a atividade, pais de alunos e servidores do colégio, puderam realizar a transferência de domicílio, regularização e revisão de dados, assim como impressão da 2ª via do título. A auxiliar de serviços gerais Eliana Barros Vieira Rodrigues, contou que aproveitou a oportunidade para atualizar seu título de eleitor e fazer o alistamento eleitoral da filha, Jéssica Vieira Rodrigues, de 17 anos.

“Sou casada há 16 anos e ainda não tinha o sobrenome do meu esposo. Hoje aproveitei para atualizar meus dados e fazer o 1º título da minha filha. É importante que ela participe já das eleições deste ano. Que tenha consciência que pode fazer a diferença com seu voto”, afirmou Eliana.

Maria nas Comunidades

Em parceria com a Ouvidoria das Mulheres+ do TRE-TO e com a Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a roda de conversa aconteceu em formato de audiência pública. A ação integra o projeto “Maria nas Comunidades”.

Participaram ainda dos debates da roda de conversa, a sargento do Bombeiro Militar, Christiane Ramalho; a advogada Raquel Albuquerque,  representante da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Tocantins;  e a professora Albertina de Carvalho Fonseca Leal.

+Mulher +Democracia

Por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TO), em parceria com a Ouvidoria Mulheres+, o programa permanente +Mulher +Democracia busca fortalecer nas mulheres os conceitos de cidadania e democracia, esclarecer sobre direitos e deveres da mulher no processo político brasileiro, conscientizar as mulheres para a importância de sua capacidade eleitoral ativa e passiva, além de enfatizar a autonomia feminina na escolha dos seus candidatos.

Objetivo Estratégico:

3- Fomentar a educação política da sociedade

Thaise Marques (Ascom/TRE-TO)

#ParaTodosVerem: A primeira foto mostra uma jovem estudante negra sendo atendida por um servidor do TRE-TO. A segunda foto, logo abaixo, apresenta uma jovem e uma mulher, ambas segurando um documento.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido