CNJ avança na organização do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário; TRE-TO participa de reunião preparatória
O evento aconteceu nesta quarta-feira, 20.

A Justiça Eleitoral do Tocantins participou, nesta quarta-feira, 20, da 2ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Brasília. No encontro foram debatidas as políticas e os programas em execução no Judiciário, feito o acompanhamento do desenvolvimento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 e a conferência da divulgação do resultado final do Ranking da Transparência 2025.
Representaram o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) o juiz Antônio Paim Broglio, gestor de metas; a coordenadora jurídico-administrativa da Corregedoria (CRE-TO), Ana Carina Mendes Souto; e a assessora de Planejamento e Gestão da Diretoria-Geral (Asplan-DG), Silvia Helena Dias dos Santos.
Na abertura do evento, o ministro Luís Roberto Barroso, atual presidente do CNJ, reforçou a importância do cumprimento das metas nacionais e também defendeu uma mudança cultural no Judiciário e na comunidade jurídica. Já o ministro Edson Fachin, que assume a presidência do Conselho em setembro, fez uma firme defesa da atuação de todos os ramos da Justiça, destacando a Justiça Eleitoral como ferramenta essencial para a integridade do processo democrático, pois reúne funções regulamentares, administrativas e jurisdicionais.
19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
Previsto na Resolução CNJ nº 325/20, o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, previsto para dezembro em Florianópolis, irá contar com a participação de presidentes dos tribunais, integrantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, responsáveis pela área de Gestão Estratégica e servidores da área de estatística.
O evento é o principal fórum de planejamento estratégico do sistema de Justiça. A edição de 2025 terá painéis temáticos, oficinas colaborativas e a apresentação dos resultados das metas nacionais do ano.
Objetivos Estratégicos:
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública
4- Aprimorar mecanismos de gestão processual
8- Aperfeiçoar mecanismos de governança
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO), com informações do CNJ.
#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma reunião institucional do CNJ. No centro, uma mesa em formato de “U” acomoda autoridades do Poder Judiciário, todas em traje formal. Ao fundo, está o logotipo metálico do CNJ fixado na parede, com a inscrição "Conselho Nacional de Justiça". Nas laterais, dois grandes painéis destacam o evento: “19º Encontro Nacional do Poder Judiciário – 2ª Reunião Preparatória – 20 de agosto de 2025”. À esquerda, está a bandeira do Brasil posicionada ao lado do painel. À frente da mesa principal, diversos participantes acompanham a sessão, sentados de costas para a câmera. Alguns materiais de trabalho, livros e computadores estão sobre as mesas.