Desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe assume como membro substituta da Corte Eleitoral do TRE-TO
Magistrada assume a função para o biênio 2025/2027 em cerimônia realizada na presidência

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) passou a contar, a partir desta quinta-feira, 18, com a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe como membro substituta para o biênio 2025/2027. A posse foi conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Adolfo Amaro Mendes, em cerimônia realizada na sala da presidência.
Durante o ato, o presidente destacou a trajetória da magistrada. Segundo ele, a convivência institucional no TRE-TO fortalece o trabalho da Justiça Eleitoral e contribui para o desempenho das funções. “Esse estágio que nós passamos aqui no Tribunal serve realmente como aprendizado, de como conviver com pessoas que têm o Tribunal no coração”, afirmou, ao dar as boas-vindas à desembargadora.
Compromisso com a Justiça Eleitoral
Indicada pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a magistrada agradeceu pela nova etapa profissional e ressaltou a satisfação em fazer parte do Tribunal. “É uma honra estar aqui no TRE. Agradeço a Deus por mais essa etapa profissional, de compor o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins como membro na classe de desembargadores substitutos”, afirmou.
A desembargadora Etelvina lembrou a breve passagem pela Corte, em 2019, quando atuou na Corregedoria. Segundo ela, a experiência deixou um sentimento de gratidão. “Só tenho a agradecer, porque a equipe do TRE é maravilhosa, de servidores competentes e dedicados. Estou pronta para colaborar no que for preciso”, destacou.
Atuação conjunta
O diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos, desejou sucesso à magistrada e reforçou a atuação conjunta em prol da instituição. “O que eu desejo à senhora aqui é muita felicidade. Tenho certeza de que todos nós estamos prontos para ajudar a instituição e as autoridades que nos presidem”, concluiu, colocando-se à disposição da desembargadora.
Os membros da Corte também se manifestaram, destacando a trajetória profissional da desembargadora e desejando sucesso na nova função, além de reforçarem a confiança na contribuição da magistrada para o fortalecimento dos trabalhos da Justiça Eleitoral do Tocantins.
Participantes
Além do diretor-geral, estiveram presentes o vice-presidente e corregedor do TRE-TO, desembargador João Rodrigues Filho; a desembargadora substituta da Corte, Ângela Issa Haonat; o juiz membro Marcelo Augusto Ferrari Faccioni; os juízes substitutos Nelson Coelho Filho, Hélvia Túlia Sandes Pedreira e Renan Albernaz de Souza; o procurador regional eleitoral, Rodrigo Mark Freitas; o secretário judiciário e de gestão da informação, Vick Mature Aglantzakis; o secretário substituto de Administração e Orçamento, Márcio Dias Santiago; o secretário de Tecnologia da Informação, Valdenir Júnior; o assessor-chefe da presidência, Josué Batista de Oliveira; e a coordenadora jurídico-administrativa da Corregedoria, Roberta Martins Soares Maciel Ismael.
Perfil da magistrada
Com mais de 30 anos de serviços prestados à Justiça, a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe tem atuação reconhecida no Judiciário tocantinense. Presidiu o Tribunal de Justiça do Tocantins no biênio 2023/2025 e é formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás, com pós-graduação em Direito Ambiental e mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos. Ao longo da carreira, atuou em diversas comarcas e varas do Estado, exerceu a presidência da 2ª Câmara Criminal e integrou a administração superior do Judiciário como vice-corregedora e corregedora-geral da Justiça.
Objetivos Estratégicos
5 - Priorizar o julgamento dos processos relativos à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais
7 - Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral
8 - Aperfeiçoar mecanismos de governança
9 - Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Texto: Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: Imagem mostra um grupo de dez pessoas, homens e mulheres, posicionadas lado a lado, em pé, em um ambiente interno institucional. Todas estão vestidas de forma formal, com ternos, blazers e roupas sociais em tons neutros e elegantes. O local aparenta ser uma sala de reuniões ou gabinete, com mesa ao fundo, cadeiras, porta de madeira, ar-condicionado na parede e iluminação clara no teto. As pessoas estão voltadas para a câmera, com postura ereta e expressões serenas, transmitindo formalidade, profissionalismo e solenidade típicos de um encontro oficial.



