Dezembro Vermelho: reforçando a informação e o cuidado, TRE-TO realiza roda de conversa para conscientizar sobre o HIV/Aids
Bate-papo aconteceu na tarde desta sexta-feira, 12.

Em alusão à campanha Dezembro Vermelho, a Justiça Eleitoral do Tocantins promoveu, na tarde desta sexta-feira, 12, uma roda de conversa para conscientizar sobre o HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O bate-papo foi realizado no auditório do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e transmitido simultaneamente para todas as 33 zonas eleitorais do estado pelo YouTube.
O médico infectologista Alexandre Janotti Mayor, da Coordenadoria Médica (Comed) do Tribunal, conduziu o bate-papo, abordando o panorama do HIV/Aids no Brasil e no mundo, além de explicar o que de fato é o HIV e como é feito o tratamento.
“Temos uma perna quebrada no combate ao HIV. Na saúde pública tem várias doenças de transmissão populacional, que temos que fazer o que chamamos de busca ativa”, disse Alexandre, no início do bate-papo. “Por exemplo, se é descoberto um caso de tuberculose, se faz uma busca ativa de todos os domiciliares. Já o HIV, pelo fato das pessoas terem sido massacradas no início, há esse estigma”, falou o médico.
A roda de conversa reforçou a importância da informação, do cuidado e da conscientização, refutando estigmas há tanto tempo infringidos em pessoas com HIV.



A campanha
A campanha Dezembro Vermelho, reconhecida em todo o país, destaca que informação é a melhor forma de proteção. Mesmo com avanços significativos na área da saúde, o Brasil ainda registra novos casos de HIV e outras ISTs, o que torna o Dezembro Vermelho um período essencial para lembrar que prevenção, testagem e tratamento salvam vidas e devem fazer parte da rotina de todos.
A campanha também busca combater o estigma, que ainda afasta muitas pessoas dos serviços de saúde. Falar sobre HIV/Aids com responsabilidade e naturalidade é fundamental para garantir acolhimento e ampliar o acesso a informações confiáveis, seja para quem procura atendimento, seja para quem convive com diagnósticos já estabelecidos.
Onde buscar atendimento
Os serviços de testagem, prevenção e tratamento estão disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Interessados podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Saúde da Família (USF), que oferecem testagem rápida para HIV e outras ISTs, distribuição de preservativos, acompanhamento especializado e orientação profissional.
Objetivo Estratégico:
9 - Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Lanne Hadassa e Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra o médico Alexandre, vestindo um jaleco branco, falando no púlpito do auditório do Pleno do TRE-TO. Ele segura um microfone e olha para uma tela suspensa no teto, onde aparece um slide colorido com o título “RELATÓRIO”, seguido da marca do Tocantins e do projeto “Casa A+”. O conteúdo projetado traz dados e orientações sobre HIV/Aids, com ícones ilustrativos e um quadro de informações à direita. O ambiente é moderno e bem iluminado, com teto rebaixado e diversas luzes embutidas. Ao fundo, há a mesa diretora típica de plenários, com várias cadeiras e microfones. Também é possível ver parcialmente uma bandeira do Tocantins ao lado esquerdo.



