Por excelência e transparência, TRE-TO mantém certificação ISO 9001 após auditoria externa
Avaliação elogia práticas adotadas pelo Tribunal, destacando melhorias consistentes.

Após a conclusão da auditoria externa, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) celebrou a manutenção da certificação ISO 9001. O processo, conduzido pelo Organismo Nacional de Certificação (ONC), foi finalizado em reunião nesta quarta-feira, 25, marcada por elogios à equipe e o compromisso da instituição com a gestão de qualidade e a transparência.
Melhorias visíveis
A auditora-líder, Erica Lini, parabenizou a equipe do TRE-TO, expressando surpresa com a excelência do trabalho. “Fiquei muito impressionada com o que vi. A melhoria é visível, consistente e fruto de um trabalho sério, estruturado e comprometido. Parabéns a todos vocês!”, disse.
O diretor-geral do Tribunal, Jonas Demostene Ramos, agradeceu os elogios e reconheceu a importância da visão externa no aperfeiçoamento da gestão pública. “Receber esse reconhecimento de alguém com tanta experiência é motivador. Estamos no sétimo ciclo de auditoria, em plena transição de gestão, e seguimos buscando qualidade e transparência”, destacou.
Princípios de qualidade
A secretária de Gestão de Pessoas (SGP), Kathiene Pimentel da Silva, complementou os agradecimentos, compartilhando a experiência da equipe. “Antes, a auditoria era um momento de tensão. Hoje, flui naturalmente, porque os princípios da qualidade já fazem parte da nossa rotina”.
O assessor de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade (Aspeq), José Eudacy Feijó de Paiva, por sua vez, complementou a fala de Kathiene, afirmando que o sistema de qualidade reflete a identidade das pessoas e da organização. “O sistema de qualidade mostra quem somos como instituição. E ver os colegas brilhando ao apresentar seus trabalhos é gratificante.”
Certificação ISO 9001
Pioneiro no Tocantins, o TRE-TO foi o primeiro órgão público do estado a obter a certificação ISO 9001, em julho de 2005, após iniciar a implantação do sistema de gestão da qualidade em 2004. A manutenção representa um marco importante para o TRE-TO, reafirmando seu compromisso com a excelência nos processos e a satisfação dos usuários.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública
3- Fomentar a educação política da sociedade
Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: Imagem de uma tela de computador mostrando uma videoconferência no Google Meet. A tela exibe vários participantes em uma grade, com a inscrição "27° Auditoria externa de manutenção do SGQ" visível na parte inferior esquerda. Ícones de controle de chamada e informações como data e hora também aparecem na tela. O fundo da imagem é azul turquesa.