Debate no TRE-TO discute colorismo e acesso às cotas raciais
Evento busca promover inclusão de pretos e pardos no serviço público e abrir espaço para diálogo.

O acesso às vagas reservadas pelas cotas raciais no serviço público é um direito importante, no entanto, muitas pessoas ainda enfrentam dificuldades. Para conversar sobre esses desafios, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) vai realizar o debate “Colorismo: pretos, pardos e equidade no acesso ao serviço público”. O evento será no dia 9, às 14h30, no auditório da sede do Tribunal.
A programação começa com uma palestra do pesquisador Paulo Ewerton Silva Lima, que vai falar sobre o colorismo no Brasil, como ele se relaciona com as cotas raciais e os desafios da heteroidentificação. Depois, haverá uma roda de conversa com a gestora do Pacto de Equidade Racial do TRE-TO, Teresa Cristina da Silva de Oliveira, com o também servidor do Tribunal Dourival Reis Filho, além dos pesquisadores Paulo Ewerton Silva Lima, Jonathan Ribeiro e Maria Cotinha Bezerra Pereira. Eles vão trocar ideias e experiências para entender melhor o tema.
Parcerias
O projeto é realizado em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), o Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPGPJDH) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), além da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TO).
A desembargadora substituta da Corte Eleitoral tocantinense e professora do PPGPJDH, Ângela Issa Haonat, também participa do projeto. A magistrada é presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação do TJTO, além de orientadora dos pesquisadores palestrantes no evento.
Compromisso com a inclusão racial
O debate reafirma o compromisso com a promoção da diversidade e da igualdade no serviço público, consolidando-se como um espaço essencial para a construção coletiva de soluções voltadas à ampliação da inclusão. As vagas são limitadas, e os interessados em participar devem se inscrever o quanto antes, por meio do link: https://forms.gle/nUeJtSH7ktDABVWo9.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3 - Fomentar a educação política da sociedade
Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem é um cartaz de divulgação de um evento sobre "Colorismo: pretos, pardos e equidade no acesso ao serviço público".O cartaz informa que o evento será um debate, realizado na segunda-feira, 9 de junho, às 14h30, no Auditório do TRE-TO.