Justiça Eleitoral do Tocantins recebe estudantes de Direito para conhecer sua atuação

Iniciativa oferece experiência prática sobre o funcionamento do TRE-TO

Justiça Eleitoral do Tocantins recebe estudantes de Direito para conhecer sua atuação

Uma manhã de aprendizado e vivência marcou a passagem dos estudantes do 8º período de Direito da Faculdade Serra do Carmo (Fasec) pela sede do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), nesta quarta-feira, 5. A iniciativa, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TO), faz parte do projeto Universitário na Justiça Eleitoral e proporcionou às alunas e aos alunos uma experiência prática sobre o funcionamento do Tribunal.

O grupo foi recebido inicialmente no auditório pela secretária de Gestão de Pessoas, Ana Cecília Catapan, e pelo coordenador de Pessoal, Clairton Thomazi. Em seguida, seguiu para o Pleno para acompanhar a 82ª Sessão Plenária, onde teve a oportunidade de conhecer o presidente do TRE-TO, desembargador Adolfo Amaro Mendes, e os demais membros da Corte Eleitoral.

Conhecendo o funcionamento

Durante a visita, as estudantes e os estudantes também conheceram a estrutura e as atividades desenvolvidas na Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), na Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação (SJI) e na Biblioteca, onde puderam compreender melhor o funcionamento administrativo e técnico que dá suporte à Justiça Eleitoral.

Na sessão plenária, o grupo pode acompanhar o julgamento dos processos nas pautas do dia, conduzidos pelo presidente. “A visita dos estudantes é uma oportunidade de aproximação do ensino jurídico e a prática jurisdicional. Aqui os futuros profissionais de direito podem observar o funcionamento da Justiça Eleitoral, compreender seus ritos e refletir sobre o papel do poder judiciário na consolidação da democracia brasileira”, destacou o desembargador Adolfo.

A professora Liliane Borges, que acompanhou a turma, ressaltou a relevância da atividade, pois ela permite que os alunos conheçam de perto o funcionamento da Justiça Eleitoral, além de possibilitar que vivenciem, na prática, o conteúdo estudado em sala de aula.

1/ Galeria de imagens

Oportunidade de aprendizado

A estudante Laila Ramos destacou que a visita foi uma oportunidade valiosa de aprendizado. “Tem sido uma experiência muito enriquecedora. Aqui, a gente consegue aliar os conhecimentos teóricos que temos em sala de aula com a prática, e ver de perto como realmente funciona a Justiça Eleitoral”, disse.

O assistente da Coordenadoria de Orçamentos e Finanças (Cofin), José Denilson de Sousa Cruz, que além de servidor do TRE-TO é estudante do curso de Direito, integrou a turma na visita e foi surpreendido com o convite do presidente para acompanhar a sessão plenária ao seu lado. “Como servidor da casa, fico muito feliz e acho que isso só vem agregar a nós, aos servidores e à própria sociedade. Se todos os estudantes tivessem essa oportunidade que nós tivemos hoje, não tenho dúvida de que o conhecimento seria melhor e os resultados para os próximos profissionais de Direito não seriam diferentes”, afirmou.

Universitário na Justiça Eleitoral

O projeto tem como objetivo aproximar os estudantes de Direito da atuação da Justiça Eleitoral no Tocantins. A iniciativa busca despertar o interesse dos acadêmicos pelo Direito Eleitoral, apresentar a estrutura, as atribuições e o funcionamento do TRE-TO, e possibilitar o conhecimento prático das atividades desenvolvidas pelo Tribunal. As visitas incluem explanações sobre a organização da Justiça Eleitoral, sessões plenárias e passeios pelas dependências do Tribunal.



Objetivo Estratégico

3 - Fomentar a educação política da sociedade

Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)

#ParaTodosVerem: A imagem de registro mostra um grupo de pessoas, composto por magistrados e estudantes, posando em conjunto após a 82ª Sessão Plenária do TRE-TO, como parte do projeto "Universitário na Justiça Eleitoral". Em primeiro plano, no centro, destacam-se os membros da Corte Eleitoral e professores, trajando togas pretas, incluindo o presidente do TRE-TO, Desembargador Adolfo Amaro Mendes, que está no centro da fila frontal, de óculos e gravata, com os demais juízes e juízas da Corte ao seu lado, sendo três mulheres e seis homens que vestem toga. Atrás deles, em segundo plano e posicionados em um degrau ligeiramente mais elevado, está o grupo de estudantes, a maioria vestindo roupas formais escuras ou coloridas, com alguns homens também trajando camisas e ternos escuros, em um ambiente interno formal, evidenciado por uma placa suspensa ao fundo com a inscrição "SESSÃO PLENÁRIA 2025" em letras azuis e brancas.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido