Magistrados da Justiça Eleitoral do Tocantins participam de curso de aperfeiçoamento
Com abertura conduzida pela presidente do TSE, juízas e juízes acompanharam transmissão ao vivo na sede do TRE-TO.

Magistradas e magistrados da Justiça Eleitoral do Tocantins participaram, nesta sexta-feira, 5, da aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento da Magistratura Eleitoral, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TSE) e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
No auditório da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), as juízas e juízes acompanharam a transmissão ao vivo da abertura do curso, que contou com uma aula magna da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia. Com o tema “Os desafios e os impactos da tecnologia na propagação de discursos de ódio nas eleições”, a presidente destacou pontos importantes sobre o assunto, além reforçar o trabalho da magistratura.
Compromisso com a democracia
O presidente do TRE-TO, desembargador Adolfo Amaro Mendes, esteve presente e destacou a importância da participação das juízas e juízes no evento. “O engajamento das magistradas e dos magistrados eleitorais do Tocantins neste curso de aperfeiçoamento demonstra, mais uma vez, o compromisso da nossa Justiça Eleitoral com a excelência. O aprendizado contínuo fortalece a missão de assegurar eleições seguras, transparentes e inclusivas, consolidando a confiança da sociedade no Estado Democrático de Direito.”, disse.
Curso
O curso é voltado a magistradas e magistrados que atuam na função eleitoral e busca prepará-los para aplicar corretamente a legislação, garantir eleições seguras e acessíveis, combater discursos de ódio e desinformação e ampliar a participação de todas e todos no processo democrático.
Serão 120 horas de atividades, divididas em quatro unidades, com exposições sobre Direito Eleitoral no ambiente digital; cidadania, inclusão e diversidade no processo eleitoral; temas envolvendo o Direito Eleitoral; além de atos gerais, segurança e tecnologia das eleições.
Aulas
As aulas, que acontecem até fevereiro de 2026, serão realizadas na modalidade presencial e/ou assíncrona, pelas plataformas EaD da EJE/TSE e da Enfam. Outras informações sobre a programação, temáticas e documentos anexos podem ser consultadas na página da EJE/TSE.
Objetivos Estratégicos
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral
11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas
Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO), com informações do TSE
#ParaTodosVerem: A imagem mostra um grupo de pessoas posando para foto oficial em um auditório. Elas estão dispostas lado a lado sobre o palco, em frente a uma tela de projeção que exibe o título “Curso de Aperfeiçoamento da Magistratura Eleitoral” acompanhado de um logotipo. À esquerda da imagem estão posicionadas as bandeiras do Brasil, Tocantins e Palmas. Os participantes vestem trajes formais e sociais variados, como ternos, vestidos e roupas elegantes.