Voluntários da Justiça Eleitoral do Tocantins participam de capacitação voltada à atuação no 2º Mutirão Pop Rua Jud
Treinamento aconteceu na tarde desta terça-feira, no TJTO.

Parceira do Pop Rua Jud, a Justiça Eleitoral do Tocantins esteve presente na capacitação dos voluntários que trabalharão no segundo mutirão da iniciativa. O treinamento aconteceu na tarde desta terça-feira, 9, no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), com o objetivo de alinhar procedimentos e preparar as equipes.
Na capacitação foram repassadas instruções sobre a logística, organização dos atendimentos e atribuições de cada grupo de trabalho. O segundo mutirão do Pop Rua Jud ocorre na sexta-feira, 12, na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, em Palmas.
Serviços eleitorais
A Justiça Eleitoral do Tocantins estará disponibilizando serviços como alistamento eleitoral (1º título), transferência, emissão de 2ª via e de certidões eleitorais, consultas à situação eleitoral, regularização do título, orientações gerais, entre outros.
Nesta edição, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) também será responsável pelo suporte de internet no local e pela coordenação da documentação dos cidadãos, em conjunto com outras instituições parceiras.
Voluntários do TRE-TO
Da Justiça Eleitoral do Tocantins, estiveram presentes as servidoras Monalisa Nascimento Miranda Cruz, assessora da Ouvidoria Regional Eleitoral (ORE-TO) e Silvia Helena Dias dos Santos, assessora de Planejamento e Gestão da Diretoria-Geral (Asplan-DG). Ambas são membros da Comissão Permanente de Política Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua (PopRuaJud) do TRE-TO e representantes do Tribunal no Comitê Regional Pop Rua Jud, assim como coordenadoras do serviço de documentação do segundo mutirão.
Também participaram da capacitação e serão voluntários as servidoras Mônica Aires dos Santos Quintanilha, oficial de gabinete da vice-presidência; Isabela Martins Raposo, chefe da Seção de Desenvolvimento Organizacional e Capacitação (Secap); Rosângela Pereira Lima, assistente da Seção de Análise e Compras (Secom); e os servidores Evaldo de Menezes Tacho Júnior, chefe do Núcleo de Gestão Socioambiental e Estatística (Nugest) e Jonas Lucas Cavalcante, da 29ª Zona Eleitoral de Palmas.
Serão voluntários ainda as colaboradoras Carolina Coelho de Oliveira, da ORE-TO; Valdirene Borges dos Santos, da Asplan-DG; Cláudia Pricila Gomes Carvalho, da Seção de Acórdãos, Resoluções e Apoio ao Pleno (Seara); Carolina Araújo da Silva Sena, da Seção de Gestão de Desempenho (Seged); e o colaborador Athus Magno Rocha Viana, da Seção de Registros Funcionais e Informações Processuais (Seref).
Pop Rua Jud
O Mutirão Pop Rua Jud é uma ação da Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução nº 425/2021. Diversas instituições públicas e privadas são parceiras e juntas oferecem atendimentos gratuitos em um só espaço, promovendo dignidade, cidadania e acesso a direitos básicos.
A primeira edição do evento aconteceu em novembro de 2024, na Escola Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros (Ecim), no Jardim Taquari, em Palmas, reunindo centenas de pessoas em busca de atendimento nas mais diversas áreas.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
3- Fomentar a educação política da sociedade
Texto: Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
Fotos: Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra um auditório lotado, com diversas pessoas sentadas assistindo a uma palestra. No palco, há uma mulher em pé, falando ao microfone em um púlpito, ao lado de bandeiras posicionadas no canto. Atrás dela, um telão exibe a identidade visual do evento “PopRua Jud – Política Nacional Judiciária de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades”, junto da frase “Orientação aos Voluntários” e a data 12 de setembro, que ocorre na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré. Também estão projetadas duas telas menores nas laterais, repetindo as mesmas informações. No palco há três cadeiras brancas com apoio de madeira e duas pequenas mesas de apoio, sobre um tapete claro. O ambiente é moderno, bem iluminado e voltado para capacitação de voluntários.