Ouvidoria do TRE-TO registra mais de 1,4 mil atendimentos em 2025
Relatório anual destaca a escuta ao cidadão, ações de inclusão e alto índice de satisfação com os serviços prestados

A Ouvidoria Regional Eleitoral (ORE-TO) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) esteve presente no dia a dia da população, ouvindo dúvidas, reclamações, sugestões e elogios ao longo de 2025. Ao todo, foram realizados 1.417 atendimentos, conforme dados do Relatório Anual da Ouvidoria, que reúne as principais ações desenvolvidas no período.
As manifestações recebidas mostram a diversidade de situações atendidas pela Ouvidoria, desde orientações sobre serviços eleitorais até registros mais sensíveis. A maior parte dos atendimentos foi direcionada diretamente à cidadã e ao cidadão, além de demandas relacionadas ao acesso à informação e a ações voltadas a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social.
Satisfação do público externo
Em 2025, a Ouvidoria alcançou 98,4% de satisfação entre os usuários, com tempo médio de resposta de apenas dois dias. A avaliação positiva também aparece na Pesquisa de Satisfação do Cliente Externo, realizada no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que registrou 96 pontos no NPS (Net Promoter Score). O índice indica alto nível de confiança e recomendação dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral do Tocantins.
Pesquisa de satisfação interna
Além de ouvir a população, a ORE-TO também avaliou a percepção interna sobre seus serviços. A Pesquisa de Satisfação Interna contou com a participação de servidoras e servidores de diversas unidades do Tribunal, totalizando 1.157 formulários respondidos. O resultado foi de 98 pontos no NPS, superando a meta estabelecida e evidenciando o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo setor.
Ações institucionais e aproximação com a sociedade
Sob a condução da ouvidora, juíza Silvana Maria Parfieniuk, a Ouvidoria também desenvolveu ações que foram além do atendimento direto. O relatório destaca iniciativas voltadas à acessibilidade, como a disponibilização de materiais no formato #ParaTodosVerem, com descrição de imagens e gráficos, garantindo que a informação chegue a todos, inclusive às pessoas com deficiência visual.
Ao longo do ano, também foram realizadas ações de incentivo ao uso da linguagem simples, além de atividades de aproximação com a sociedade, como as audiências públicas do projeto “Ouvidoria Perto de Você: a Justiça Eleitoral do Tocantins quer te ouvir!” e a participação em mutirões de atendimento a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. Parcerias com outros órgãos fortaleceram esse trabalho, tornando o atendimento mais próximo e humanizado.
Ouvidoria Eleitoral
A ORE-TO é uma unidade estratégica de apoio à governança do TRE-TO e atua de forma integrada com os demais setores do Tribunal. É o canal responsável por acolher, analisar e encaminhar as manifestações da sociedade, contribuindo para a melhoria dos serviços e para o fortalecimento da confiança da população na Justiça Eleitoral do Tocantins.
Confira o relatório anual de 2025 aqui.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas.
Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: Imagem institucional com fundo claro, mostrando a fachada do prédio do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins em segundo plano. Ao centro, há uma composição gráfica com o mapa do estado do Tocantins em tons de verde, sobreposto por ícones que representam canais de atendimento, como e-mail, telefone, WhatsApp, localização e atendimento ao cidadão, conectados a um monitor. Em destaque, o texto “Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins” e, logo abaixo, “Relatório Anual 2025”. Na parte inferior, aparecem as logomarcas do TRE-TO, da gestão 2025–2027, da Ouvidoria, reforçando o caráter institucional e informativo da peça.

