+ Mulher + Democracia

A sociedade brasileira necessita dar o salto qualitativo da democracia representativa para a democracia participativa e as mulheres devem atuar ativamente neste processo, sendo assim  a democracia infere na participação efetiva da sociedade relacionada às políticas públicas, e na própria gestão da coisa pública. Por isso, é preciso fazê-la de forma correta e consciente, e isso só é possível  por meio da educação e informação. Dessa maneira, o governo tem papel fundamental para gerar recursos para tais fins, principalmente com incentivos aliados ao sistema educacional e midiático, assim contribuindo de forma isonômica para uma sociedade crítica e responsável. Com isso, a família, instituições, OGNS e escolas são indispensáveis nesse processo de formação de cidadãs mais cientes de como o voto tem papel fundamental de mudar a realidade e os problemas coletivos de um país.
No contexto atual, é preciso fazer uma reflexão sobre as mulheres e o mundo da política. Pensar no papel social desempenhado pelas mulheres na sociedade brasileira (mais especificamente sob a ótica da política) como um exercício interessante, principalmente quando levamos em consideração uma sociedade como a nossa, construída sob a égide do machismo.
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, por meio da Escola Judiciária Eleitoral, que tem a finalidade de fortalecer e promover ações voltadas ao esclarecimento sobre direitos e deveres do eleitor e candidatos do futuro, a importância do ato de votar, a autonomia do eleitor na escolha do candidato e o exercício do voto consciente, chama para si a responsabilidade de ser ator neste processo, promovendo eventos que darão a oportunidade para se discutir esta temática com as mulheres do Tocantins a fim de promover esclarecimentos das mesmas bem como, através de sensibilização realizar um chamamento para que participem ativamente da política.
Para tanto, tornou através da Resolução n.º 444/2019, o projeto apresentado como programa permanente.

Fortalecer o papel da EJE como promotora de cidadania, promovendo debates voltados ao esclarecimento sobre direitos e deveres do eleitorado feminino, despertando nestas a consciência da importância de sua participação no processo político, seja ativa ou passivamente, através de eventos abertos à sociedade, com foco nos seguintes pontos:

  • Fortalecer nas mulheres os conceitos de cidadania e democracia; 
  • Esclarecer sobre Direitos e Deveres da mulher na processo político brasileiro; 
  • Conscientizar as mulheres para a importância de sua capacidade eleitoral ativa e passiva; 
  • Enfatizar a autonomia feminina na escolha do(s) candidato(s).

Inicialmente será utilizada uma metodologia expositiva (palestra sobre o tema), passando para uma metodologia mais participativa (debates), com a interação entre o sujeito e o objeto de conhecimento, de forma que a sociedade esteja envolvida na construção do conhecimento e na conscientização sociopolítica.

Em todos os eventos serão convidadas mulheres que exerçam o papel de lideranças de comunidades, representantes de entidades de classe e da comunidade em geral.

RELATÓRIOS

Relatório de Atividades 2021/2022

Relatório de Atividades 2023

2021

Projeto +Mulher +Democracia - Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário .

Projeto +Mulher +Democracia - Roda de Conversa online, com o tema: "Mulheres, Inspiração e Poder" , realizada no dia 7/6/2021, das 17h30 às 19h, por meio de parceria entre as EJE´s do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins e do Paraná, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-PR no Youtube.

Projeto +Mulher +Democracia - Roda de Conversa online, com o tema: "Mulheres na Atualidade" , realizada no dia 27/5/2021, das 16 h às 18 h, com transmissão ao vivo pelo canal do TRETO no Youtube.

2020

Projeto +Mulher +Democracia - LIVE Mulheres na Política: “A importância da sua representatividade!" ,  realizada no dia 06/05/2020 das 19:30 às 20:30, transmitida pelo Instagram da Escola Judiciária Eleitoral

Projeto +Mulher +Democracia: Participação da Mulher na Política - Webinar sobre a participação feminina no processo político, principalmente no que se refere à mulher do campo", realizada nos dias 27 a 29 /05/2020, disponível no site da Agrotins e Youtube do TRE-TO.

Projeto + Mulher + Democracia: Roda de Conversa online - Tema:  "A participação Política da Mulher nos Espaços de Poder" , realizada no dia 12/08/2020, das 19:30 às 20:30, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-TO no youtube e pelo Instagram da Escola Judiciária Eleitoral.

Projeto + Mulher + Democracia: Roda de Conversa online - Tema: Política também é coisa de mulher” , realizada no dia 30/09/2020, das 16:00 às 17:00, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-TO no youtube e pelo Instagram da Escola Judiciária Eleitoral.

Projeto + Mulher + Democracia: Roda de Conversa online - Tema: "Desafios da participação feminina na política" , realizada no dia 27/10/2020, das 19:00 às 20:00, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-TO no youtube e pelo Instagram da Escola Judiciária Eleitoral.