Semana da Acessibilidade do TRE-TO é finalizada com palestra de conscientização

TRE-TO último dia semana da acessibilidade 30-9

A Semana da Acessibilidade do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) terminou nesta segunda-feira (30) com a palestra “Olhando para si: uma visão diferente do mundo”, no auditório do Tribunal. Ministrada por um dos componentes da Comissão da Acessibilidade, Clairton Thomazi, o evento teve como objetivo a reflexão e conscientização sobre as dificuldades de uma pessoa com deficiência.

O evento iniciou com o diretor-geral, José Machado dos Santos enfatizando a importância de refletir sobre as mudanças de atitudes em relação aos problemas de acesso das pessoas com deficiência.  “Nós precisamos de um compromisso de nós servidores e magistrados sobre os locais de votação. Para enfrentar os problemas, precisamos da conscientização de todos e da consciência de vocês como formadores de opinião”, afirmou.

A palestra “Olhando para si: uma visão diferente do mundo” foi realizada em seguida por Clairton Thomazi, o qual contou sua história de vida desde seu nascimento até os dias atuais. “Eu tenho a consciência de que a minha vida foi dividida ao meio, antes enxergando e depois sem enxergar”, destacou Clairton. Relatou os desafios após perder a visão e começar a trabalhar no serviço público. “Eu queria dar um passo a mais. Eu queria ter autonomia. Então eu fiz esse concurso do TRE-TO e estou até hoje. Este concurso me abriu muito a visão e a mente, e também a da minha família.”, complementou.

Clairton assegurou ainda que se pode fazer mais pela pessoa com deficiência e que o objetivo da Comissão da Acessibilidade é proporcionar plena acessibilidade a todos os eleitores do Tocantins. “É um desafio grande incluir a palavra ‘todos’, mas é preciso se deparar com grandes desafios para promover grandes mudanças”, afirmou.

O presidente da Comissão da Acessibilidade, Jader Batista, finalizou o evento com os objetivos e experiências vividas na Semana da Acessibilidade e as próximas ações que serão realizadas. “Essas mudanças para a Justiça Eleitoral são só para um dia ou dois nas Eleições, no caso do segundo turno, mas para quem está nesses locais de votação fora do período das Eleições, essa mudança é permanente”, afirmou Jader Batista.

Próximas ações

Até o fim desse semestre, a Comissão da Acessibilidade realizará vistorias de locais de votação em Palmas, Gurupi e Porto Nacional, bem como nos prédios da Justiça Eleitoral (Cartórios, Secretaria e Anexo). Após as vistorias, serão feitas as adequações nos prédios da Justiça Eleitoral, campanha de conscientização do eleitorado e capacitação em libras.

(P.V)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido