Controle Interno: Servidores são sensibilizados a utilizar ferramentas de controle

Fachada do TRE-TO
Fachada do TRE-TO

Gerenciar ações de Controle Interno de forma ética, segura e eficaz foi uma das dicas apresentadas pelo professor Antônio Alves de Carvalho Neto, servidor de carreira do Tribunal de Contas da União (TCU), durante a palestra “Avaliação dos Controles Internos”, que aconteceu ontem à tarde, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

O palestrante esclareceu de forma simples as principais formas de atuação do setor de Controle Interno das instituições e a importância do trabalho harmônico, visando os melhores resultados para a gestão pública e a garantia do pleno atendimento ao cidadão e à melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Carvalho Neto apresentou à alta direção do Tribunal o Manual Básico de Governança – Resumo Executivo das ações a serem implementadas para o fortalecimento das ações de Controle Interno - destacando os princípios para a eficácia do Controle Interno. “É necessário termos um ambiente de controle, avaliarmos os riscos, as atividades de controle, primarmos pela informação e comunicação, bem como a implantação de atividades de monitoramento”, explicou.

Na ocasião, o Diretor-Geral do TRE-TO, José Machado, disse que não tinha dúvida das lições que o palestrante traria ao TRE e que é uma preocupação da gestão do Tribunal tratar sobre as melhorias do controle. “Esse assunto será trabalhado no decorrer desse ano. Esperamos em 2015 ter pelo menos os principais processos mapeados e os principais processos de controle definidos. Muito obrigado por acrescer a nós mais um pouco de conhecimento sobre o assunto”, elogiou o Diretor-Geral.

A coordenadora de Controle Interno e Auditoria do TRE-TO, Maristela Alves Rezende destacou que a palestra vem atender às exigências da atualidade para a gestão pública. “Fomos capacitados em junho do ano passado sobre esse assunto, porém, sentimos a necessidade de envolver os demais gestores do Tribunal. Essas ações tornam o processo mais transparente e de acordo com a nova exigência da gestão de risco: um assunto novo na administração pública. Como ainda temos algumas dúvidas, o primeiro passo é a capacitação para que todos os setores sigam a mesma linha”, explicou.

(L.M)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido