TRE-TO reforça segurança da informação com capacitação de servidores em gestão de incidentes cibernéticos
Evento acontece em São Paulo, e segue até esta sexta-feira, 6.

Diante do aumento de fraudes virtuais contra eleitores e ataques em ambientes cibernéticos, servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) participam da segunda etapa da capacitação que reforça a segurança da informação por meio do curso Gestão de Incidentes (Foundations of Incident Management). O evento teve início nesta segunda-feira, 2, em São Paulo (SP).
Os servidores membros da equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes de Segurança da Informação do TRE-TO, o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas (CDS), Michael Schuenck dos Santos e o coordenador de Suporte e Infra-Estrutura (CSI), Alysson Martins Bruno, foram capacitados para atuar diretamente com os problemas que atingem o eleitorado todos os anos. O treinamento segue até esta sexta-feira, 6.
Segundo Michael Schuenck, o treinamento é relevante diante de casos de ataques cibernéticos ao eleitorado, pois traz medidas para evitar e resolver situações. “O treinamento é muito pertinente, dada a quantidade crescente de ataques em ambientes cibernéticos. Nesse sentido, ele foca na adoção de medidas para evitar, conter e tratar incidentes de segurança, e está sendo ministrado por referências nacionais no assunto”, destacou.
Objetivo
O curso visa oferecer conhecimentos fundamentais sobre as funções de Gestão de Incidentes Cibernéticos e como implementá-las nas atividades diárias. A formação apresenta uma visão geral dos conceitos relacionados com gestão de incidentes, abrangendo a segurança cibernética e gestão de risco, bem como abordagem a tópicos como ameaças atuais e das atividades de resposta a incidentes.
A primeira etapa da capacitação ocorreu entre os dias 17 e 21 de março, com a participação do chefe da Seção de Microinformática e Apoio ao Usuário (Semau), Felix Valois Pereira da Silva e o coordenador de Sistemas Eleitorais e Logística (Cosel), Jader Batista Gonçalves.
Objetivos Estratégicos:
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas
Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)
Paratodosverem: Dois homens posam em pé diante de um banner azul com o texto “Curso cert.br”. Ambos usam crachá no pescoço. O da esquerda veste camisa polo rosa e jeans; o da direita, camiseta verde e relógio no pulso. Estão em ambiente interno, com parede de madeira ao fundo.

