Corte Eleitoral encerra biênio do juiz Wagmar Roberto Silva com agradecimentos e homenagens
Magistrado foi reconhecido pelas contribuições nas atividades desempenhadas.

A Corte Eleitoral tocantinense despediu-se do juiz federal Wagmar Roberto Silva na manhã desta quinta-feira, 11, durante a 96ª Sessão Ordinária. O magistrado encerra o biênio 2023-2025 no próximo dia 15, e a sessão marcou o término do seu ciclo de trabalho na Justiça Eleitoral do Tocantins.
Wagmar Roberto Silva tomou posse no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) no dia 15 de dezembro de 2023, assumindo a vaga destinada à classe dos juízes federais. Durante seu biênio, além das funções jurisdicionais, foi coordenador da Polícia Judicial (Poljud), presidente da Comissão Permanente de Segurança da Justiça Eleitoral e também esteve à frente do Gabinete de Segurança Institucional das Eleições Municipais de 2024, contribuindo para o planejamento e execução de ações essenciais à segurança do processo eleitoral.
Agradecimentos
O presidente do TRE-TO, desembargador Adolfo Amaro Mendes, ressaltou as atuações do juiz. “Vossa excelência, então, representou algo que este Tribunal já há muito tempo precisava: essa discussão acalorada, mas respeitosa, de todos os processos que aqui foram submetidos. Eu queria agradecer pela magnífica ajuda e colaboração que deu a este Tribunal e pela dignidade que lhe deu, restaurando esta credibilidade ao Tribunal Regional Eleitoral”, parabenizou o presidente.
Em nome das servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores, o diretor-geral, José Machado dos Santos, deixou uma mensagem de agradecimento. “Gostaríamos de agradecer e registrar a satisfação que foi trabalhar com o senhor. Passamos por várias ações e fases, especialmente nas Eleições 2024, e sempre tivemos um excelente diálogo. Desejamos muitas felicidades e sucesso.”
Reflexão
Em seu discurso, o juiz Wagmar ressaltou que “estar num colegiado é uma experiência incrível, fantástica, você entra uma pessoa e sai absolutamente outra daqui, e é o meu caso. Não é nem debate, é um diálogo de ideias, e é da minha natureza estar com provocações, com reflexões, eu não sei agir de forma diferente. Aqui eu acho que essa toga nos coloca nesse sentido, nós somos iguais em todos os aspectos, e esse espírito de companheirismo e de entendimento de que o outro possa ter uma visão diferente nos leva a uma construção de uma decisão muito mais equilibrada”, destacou.
Ele também agradeceu o trabalho desenvolvido pela Poljud. “Então eu tenho maior deferência ao trabalho que é feito pela Polícia Judiciária. Nós temos que compreender bem que esse serviço que é prestado lá, a todos no Tribunal, a todos, tanto os juízes como os servidores, a Poljud está ali dedicada para proteger a integridade física de todos”, destacou.
Homenagens
Os demais membros da Corte expressaram a satisfação de trabalhar ao lado do juiz durante seu período de atuação no Tribunal, destacando sua dedicação, postura dialogada e contribuição para o fortalecimento dos trabalhos. A equipe da Poljud também registrou seu reconhecimento, realizando a entrega de uma placa de homenagem ao coordenador em agradecimento pelo apoio, respeito e valorização. Ainda no momento, foi exibido um vídeo com as principais ações desenvolvidas pela Polícia Judicial no período em que esteve sob sua coordenação, reforçando a relevância do trabalho realizado.
Posse do novo membro
Com a vaga deixada pelo juiz Wagmar, no próximo dia 21 de janeiro, a Corte Eleitoral tocantinense receberá o juiz federal Igor Itapary Pinheiro como membro titular da classe dos juízes federais para o biênio 2026-2028.
Objetivos Estratégicos:
4- Aprimorar mecanismos de gestão processual
5- Priorizar o julgamento dos processos relativos à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral
Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra os sete magistrados do TRE-TO posando para uma foto oficial no plenário. Todos estão vestidos com trajes judiciais tradicionais, em longas capas pretas, e posicionados lado a lado, formando uma linha única voltada para a câmera. O ambiente é uma sala de sessões ampla e bem iluminada, com mobiliário institucional ao fundo, como bancadas de madeira, cadeiras e equipamentos eletrônicos.





