Semana do Alistamento: peça leva conscientização a aproximadamente 400 alunos

TRE-TO Alistamento Santa Rita
TRE-TO promove palestras na Semana do Alistamento

Para incentivar o jovem eleitor de 16 e 17 anos a participar do processo eleitoral, uma vez que o voto nesta faixa etária é facultativo, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral, promove a Semana do Alistamento Eleitoral. Cerca de 400 alunos da rede pública e particular de ensino participaram dos eventos promovidos na Escola Marista, Tiradentes e Santa Rita, durante toda semana.


Durante a conscientização, o público, além de palestras e outras atrações, puderam assistir a peça teatral “Voto Vendido, consciência perdida” que mostra uma mensagem sobre a importância do voto. Com 20 minutos, a encenação é uma produção dos servidores da Justiça Eleitoral do Tocantins.

Cidadania
De acordo com a coordenadora de projetos do colégio Tiradentes, Leda Melo Lustosa, é louvável a iniciativa de se abrir espaço ao projeto de Alistamento Eleitora para os alunos saberem qual a responsabilidade quando se tornarem efetivamente cidadãos, com o poder de escolher seus governantes. “É importante para os alunos terem um pouco dessa conscientização do que é ser um eleitor e do é ter um titulo, porque assim, a vida civil deles passa a ser de fato exercida,” comentou.


O estudante Davino Gonçalves Martins viu a peça pela segunda vez e revelou que as dúvidas que tinha sobre o assunto foram esclarecidas neste evento e que a iniciativa é de grande importância. “Já vinha de mim pensamentos amplos diante da sociedade por melhorias, e sempre qualquer cidadão vai pensar no melhor para si e para o outro, só assim temos a chance de lutar por uma vida melhor, com constantes mudanças”, declarou.


O chefe da Seção de Desenvolvimento Organizacional e Capacitação (SECAP), Dourival Reis, fala sobre a iniciativa de conscientizar os jovens através da peça: “nesta semana em que o TSE convida os jovens da faixa etária de 16 e 17 anos a irem a se alistar, o TRE soma seus esforços na busca da politização e conscientização do jovem, enquanto cidadão capaz de decidir os rumos da sociedade na qual está inserido,” comentou.

A peça
Escrita pelo servidor Marcos Leôncio, a peça é interpretada pelos servidores Dourival Alves dos Reis Filho (assessor do prefeito), Olga Barroso (professora), Sérgio Francatti (açougueiro) e Renato Reis (prefeito) que retratam de forma bem-humorada o dia-a-dia de um Prefeito e sua equipe de corruptos, que, de repente, têm de enfrentar uma população consciente de seu papel e determinada a dar um basta na prática de compra de votos no município de “Atrasópolis-BR”.


Desde a sua estreia, “Voto Vendido: Consciência Perdida” passou por todas as regiões do Estado e já soma uma média de 10 mil espectadores. Em 2012, às vésperas das Eleições foi realizada nova turnê e uma apresentação especial no 57º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), em Palmas, além de apresentações aos alunos da rede de ensino estadual durante o XII Ciclo de Palestras da Escola Judiciária do Tocantins, que aconteceu no Espaço Cultural da Capital. Em 2013 concorreu ao Festival de Esquetes Jiquitiaia, do SESC.



(G.C)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido