Grupo de trabalho do JE-Connect implementa melhorias na ferramenta de transmissão de resultados das eleições

O planejamento e organização das Eleições de 2016, quando prefeitos e vereadores serão escolhidos, já estão em ritmo acelerado. Reunidos na sala de treinamentos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde segunda-feira (23/02), 20 profissionais da tecnologia da informação de 11 Estados discutem, negociam e implantam melhorias na “Solução JE-Connect” – sistema que permite a transmissão dos votos dos locais de votação para os tribunais.
Na manhã desta quarta-feira (25/02), mais uma decisão para facilitar a geração do sistema foi tomada pelo grupo de trabalho (GT). Eles vão descentralizar a inserção dos dados do JE-Connect nas mídias (pendrive), dando a opção para cada regional repassar a ação para as Zonas Eleitorais. Desta forma, como defende o Secretário de Tecnologia da Informação da Justiça Eleitoral do Tocantins e líder do GT, Jader Gonçalves, será otimizado o trabalho de grandes estados. “Ao permitirmos a descentralização da geração das mídias, tribunais com inúmeros locais de votação poderão passar o trabalho para os técnicos das ZEs. O que facilita e agiliza a distribuição da tecnologia de transmissão de votos”, argumentou.
O encontro do Grupo de Trabalho JE-Connect, que segue até sexta-feira (27/02), conta com profissionais das diversas áreas de TI como de desenvolvimento, segurança, sistemas operacionais, documentação e teste. A metodologia da reunião que ocorrem desde quando a ferramenta foi desenvolvida, em 2008, consiste na discussão em plenária das melhorias e novas implementações e, após, divisão em grupos, onde elas são desenvolvidas pelos técnicos de cada área.
Atualmente, 22 Estados utilizam o JE-Connect. São Paulo, o maior colégio eleitoral brasileiro iniciou o seu uso nas últimas eleições de 2014, com 31 locais de votação transmitindo os dados das urnas eleitorais direto dos locais de votação para o tribunal. Segundo o desenvolvedor de sistemas Robson dos Santos França a tecnologia foi bem aplicada e, provavelmente, mais Zonas Eleitorais deverão utilizá-la nas próximas eleições.
O que é o JE-Connect
O sistemaJEConnect foi desenvolvido no TRE-TO em 2008 e aprimorado em 2010, em parceria com outros Tribunais Eleitorais. A partir de 2012, conforme a Portaria do TSE 334, ele se tornou padrão da Justiça Eleitoral. Sua praticidade consiste em seu transporte por meio de um pendrive para os locais de votação (escolas, repartições públicas e outros). Ao término das eleições, os resultados das urnas podem ser transmitidos através de um computador conectado à Internet para os tribunais regionais. A segurança é garantida graças aos recursos de criptografia e tráfego dos dados pela Virtual Private Network (VPN). O JE-Connet agiliza a totalização dos votos com segurança e facilidade.
Grupo
Participam da reunião técnicos dos tribunais do Tocantins, Pará, Amazonas, Mato Grosso, Paraná, Roraima, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Sul.