Papel estratégico da tecnologia na produtividade é assunto na 2ª edição do “Programa 60 Minutos: TRE-TO Socializando Conhecimentos”
O coordenador de Desenvolvimento de Sistemas do Tribunal foi o convidado para falar do tema.

A evolução da Tecnologia da Informação (TI) e seu papel estratégico na produtividade foram assuntos na segunda edição do “Programa 60 Minutos: TRE-TO Socializando Conhecimentos", que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 21, e reuniu mais de 200 servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral do Tocantins em encontro virtual no Google Meet. O coordenador de Desenvolvimento de Sistemas (CDS) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Michael Schenk dos Santos, apresentou o tema “Como a TI pode te ajudar a ganhar tempo e qualidade?”.
Ao abrir o encontro, o diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos, deu as boas-vindas aos participantes e lembrou que o novo formato do Programa 60 Minutos é baseado no modelo de socialização de conhecimento desenvolvido na Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-TO). O diretor-geral também destacou que a iniciativa é eficaz e não deveria ficar restrita a uma única unidade, se tornando então parte do Programa de Gestão 2025-2027 do TRE-TO.
Um vídeo institucional sobre os valores da Justiça Eleitoral do Tocantins também foi exibido na abertura da reunião. Nesta segunda edição, o foco foi na inovação, que é o incentivo às novas ideias voltadas à melhoria do processo eleitoral.
A apresentação
O coordenador da CDS, Michael Schuenck dos Santos, ao iniciar sua apresentação, fez uma introdução sobre a evolução da TI, começando pelo Centro de Processamento de Dados (CPD), que foi a estrutura inicial para o processamento e armazenamento de dados, passando pela popularização da internet nos anos 2000, a ascensão dos celulares e da nuvem nos anos 2010, até a atual explosão da Inteligência Artificial (IA) desde 2023. Michael Schuenck também distinguiu a evolução digital, que introduz mecanismos digitais em processos existentes, da transformação digital, que muda o núcleo do negócio para ser digital.
Ao ressaltar que a TI é uma ferramenta que existe para facilitar a vida das pessoas e o trabalho de outras áreas, o servidor afirmou que a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE-TO está à disposição para contribuir e ouvir as necessidades de todos. “A gente pode fornecer soluções que consigam trazer grande produtividade”, disse o coordenador, que também destacou o papel da TI em otimizar tempo e qualidade, mencionando as soluções criadas na STI e também a implementação de soluções prontas.
Sensibilização do uso prático das ferramentas
Com um plano de ação voltado a aprimorar serviços digitais para a produtividade e sensibilizar as unidades do TRE-TO sobre o potencial dessas ferramentas, o coordenador da CDS enfatizou a importância de analisar as atividades diárias para simplificar processos, reduzir o trabalho e questionar porque certas tarefas são repetitivas. Dessa forma, as soluções buscam ganhar tempo, produtividade e qualidade, como por exemplo, a inclusão de substitutos automáticos ou a reconfiguração de sistemas existentes.
O servidor deu exemplos de otimizações já feitas ou em andamento no âmbito da Justiça Eleitoral tocantinense:
- Diárias: um link direto no e-mail para confirmação, reduzindo o número de cliques.
- Certificados: a Secretaria de Pessoal (Secap) está automatizando a anexação de certificados de participação aos processos dos servidores.
- Resolução nº 23.659/2021: automatização do envio de listas de eleitores aos partidos políticos e ao Ministério Público.
- Publicação de Documentos: projeto em andamento para unificar a publicação de editais e contratações públicas a partir do SEI.
O coordenador também detalhou sobre o processo de priorização de demandas da STI, que envolve critérios como tempo de implementação, requisito legal e agilidade do trabalho interno. Para sugerir demandas, o servidor apresentou uma nova funcionalidade na intranet do TRE-TO, onde os usuários podem fazer sugestões de melhorias pontuais e relatar erros nos sistemas, facilitando o feedback e aprimorando a usabilidade para toda a organização.
Soluções disponíveis no TRE-TO
Também foram apresentadas algumas soluções de TI prontas e já disponíveis no TRE, como o SEI IA, um assistente de IA que permite fazer perguntas sobre documentos e processos dentro do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Além disso, existe o NotebookLM, ferramenta do Google para organização de conhecimento e base de dados, útil para estudos e pesquisas, capaz de gerar mapas mentais e resumos em áudio e vídeo. Outra ferramenta disponível para todos os servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral do Tocantins é o Gemini, que pode atuar como instrutora, ajudando no aumento da produtividade.
Há também disponível no TRE-TO uma ferramenta para manipulação de arquivos PDF (edição, conversão, organização, entre outras funções) e um serviço para compartilhamento seguro de senhas internas.
Como trabalhar com a IA
O coordenador da CDS explicou ainda a importância de estruturar prompts eficazes para interagir com a IA, destacando elementos como o papel ou função dela, as tarefas a serem realizadas, o tom ou formato desejado, a inclusão de exemplos e a definição de interações, restrições e público-alvo.
Michael também enfatizou que o ser humano deve permanecer no sistema, mantendo o senso crítico e coordenando as ações da IA, sem confiar cegamente nela, pois a ferramenta pode “alucinar” e inventar informações.
Vanguarda
No final do encontro, o diretor-geral do TRE-TO, José Machado, destacou a importância das informações compartilhadas e enfatizou que a área de tecnologia do Tribunal é de vanguarda e sempre busca auxiliar na melhoria dos serviços, especialmente em atividades repetitivas e mineração de dados. Ele finalizou também reiterando que a IA deve ser utilizada com senso crítico e um bom entendimento dos comandos.
Cronograma
Os encontros do “Programa 60 Minutos: TRE-TO Socializando Conhecimentos” serão realizados de forma quinzenal. O próximo evento será no dia 4 de setembro.
A iniciativa é idealizada pela Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coede), em parceria com as demais unidades do Tribunal. Os eventos consideram o Programa de Gestão 2025-2027, que contempla as diretrizes dos eixos prioritários Integridade, Conformidade e Produtividade, alinhado com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário e com as diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A iniciativa também contempla os objetivos de aperfeiçoar os mecanismos de governança e a gestão de pessoas, estabelecidos no Planejamento Estratégico 2021-2026.
Objetivos Estratégicos:
8- Aperfeiçoar mecanismos de governança
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma captura de tela de uma videoconferência realizada na plataforma Google Meet, intitulada “Programa 60 Minutos: TRE-TO Socializando Conhecimento”. O encontro virtual conta com a participação de dezenas de servidores e colaboradores, cujas janelas de vídeo aparecem organizadas em uma grade. Alguns participantes estão com a câmera ligada, enquanto outros aparecem apenas com suas iniciais ou fotos de perfil. Na parte inferior da tela, é possível ver a barra de controle da reunião, com botões de microfone, câmera, bate-papo e encerrar chamada.