TRE-TO auxilia Justiça Eleitoral de Rondônia na implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI – convênio TRF4)

A expertise de técnicos da Justiça Eleitoral do Tocantins com a utilização do Sistema Eletrônico de Informação (SEI – convênio TRF4) está sendo disponibilizada ao Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia. Estão em Porto Velho, durante toda esta semana, profissionais que vão auxiliar a Instituição rondoniense na implantação e utilização da nova ferramenta.
O sistema, que foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é utilizado pelo TRE-TO desde o início de 2014, quando obteve cessão da Corte Federal para seu uso. O SEI gerencia os processos administrativos eletronicamente, o que substitui grandes volumes de papel e agiliza o trâmite processual, além de possibilitar relevante economia aos recursos públicos. O TRE –TO ofereceu seus técnicos para ajudar na implantação, retirando essa carga do TRF4.
Para uma plateia com cerca de 100 servidores da Justiça Eleitoral de Rondônia, na manhã desta segunda-feira (23/02), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado, o Diretor-Geral da Justiça Eleitoral do Tocantins, José Machado dos Santos, fez breve explanação sobre os benefícios para a instituição, cidadãos e servidores com a utilização da nova ferramenta. “Vocês deixarão de andar num automóvel pequeno e com pouca potência e passarão a um de grande porte e altamente veloz”, comparou. Ele destacou a otimização dos espaços, de servidores, a objetividade do trabalho com o novo sistema e exaltou a economia do erário dentre outros ganhos com o SEI. “A administração pública sem papel, um sonho possível”, sintetizou.
No período vespertino, foi promovida reunião com a comissão de implantação do SEI no TRE -RO -, quando José Machado aprofundou sua apresentação, com auxílio do Secretário de Tecnologia da Informação, Jader Gonçalves. A equipe do Tocantins, que vai auxiliar na implantação da nova ferramenta, contará ainda com o Assessor de Planejamento e Gestão da DG, Fernando Almeida que irá treinar alguns profissionais para a utilização do sistema.
Abertura dos trabalhos
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) iniciou na manhã desta segunda-feira (23/02), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado a “Semana do SEI” (Sistema Eletrônico de informação – Convênio com TRF4). Serão cinco de dias de trabalho intenso, quando os servidores da Justiça Eleitoral rondoniense vão migrar do processo administrativo físico para eletrônico. “O Sistema Eletrônico de Informações trará ganhos significativos para o TRE-RO em redução de custos, aumento da produtividade e qualidade dos serviços prestados pelos servidores,” elogiou o Presidente do TRE-RO, Desembargador Péricles Moreira Chagas na abertura dos trabalhos.
Na oportunidade, ele destacou a presteza do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, autor do sistema, ao ceder seus códigos-fonte para o regional de Rondônia. “Agradeço ao Presidente do Tribunal Regional Federal, Desembargador Tadaaqui Hirosde, pela nobre iniciativa”. A cessão do SEI ocorreu em 19 de dezembro de 2014, durante ato solene na sede do TRF4, em Porto Alegre-RS.
A implantação do SEI, na Justiça Eleitoral de Rondônia, conta com auxílio relevante do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) que, além de disponibilizar a versão atualizada do SEI por seus técnicos para a Justiça Eleitoral, está emprestando profissionais para facilitar sua instalação. O Presidente, Desembargador Péricles Moreira Chagas também agradeceu o apoio recebido. “Não poderia deixar de agradecer à Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins, Desembargadora Jacqueline Adorno, e sua competente equipe de servidores, capitaneada pelo Diretor Geral, José Machado dos Santos, que, gentilmente, [...] vai auxiliar no processo de implantação”, destacou.
Marco Tullio Tavares – Ascom/TRE-TO