Centrais telefônicas do TSE e TRE-TO estão interligadas pelo sistema VOIP

Economia de recursos e otimização da comunicação, esses são alguns dos benefícios da integração entre as centrais telefônicas do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral, concluída neste mês.
A partir de agora as duas unidades passarão a realizar as chamadas telefônicas por meio da tecnologia Voip (Voice over Internet Protocol), que é a telefonia em banda larga, usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.
No TSE, o procedimento de implantação do sistema VOIP foi realizado por meio da integração das centrais telefônicas dos dois tribunais. Segundo Valdenir Borges Junior, Coordenador de Suporte e Infraestrutura, o procedimento foi rápido e fácil. “Levou dois dias para ficar pronto e funcionar de forma plena”, disse.
A novidade trará à administração dos dois Tribunais a redução dos custos com ligações interurbanas e facilidades de comunicação entre os regionais, uma vez que a tecnologia, aprimorada pela equipe técnica do TRE-TO, encontra-se em pleno uso nos Regionais de Rondônia, Rio Grande do Norte e Ceará. Além desses TRE’s, outros como o da Bahia e Rio Grande do Sul também manifestaram interesse em implantar o sistema Voip.
Como utilizar?
Para fazer uma ligação entre o TRE-TO e o TRE de Rondônia, por exemplo, o usuário vai digitar o DDD, sem o zero, mais o ramal desejado: (84 + 5600). Para realizar uma ligação para o TSE é o mesmo procedimento, o DDD mais o ramal desejado: (61 + 7000), neste exemplo para falar com o atendimento geral do TSE. Agora, se o usuário de qualquer um dos TRE’s que utiliza a tecnologia VOIP quiser ligar para uma zona eleitoral, basta digitar o número dois mais o número da zona correspondente e o ramal desejado. Por exemplo: (2+13+1001) para ligar para a Zona Eleitoral de Cristalândia, sede da 13ª ZE.
(Lília Mara / João Batista - ASCOM – TRE-TO)