Central de Urnas recebe equipamentos de logística

Todas as urnas eletrônicas usadas nas eleições no estado são armazenadas na Central de Urnas do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o local, que vem servindo de referência para os demais Regionais do país, ganhará mais funcionalidade com a instalação de paletes, facilitando a movimentação das cargas. A nova infraestrutura do local garantirá a segurança e a qualidade no manuseio das urnas eletrônicas.
No local, estão armazenadas 4.851 urnas eletrônicas, com capacidade para cerca de 7 mil equipamentos. Ainda na unidade também estão embalagens de papelão e de acrílico para as urnas eletrônicas, cabinas de votação, bobinas das impressoras das urnas, baterias, peças e demais acessórios de urnas. Tendo ainda uma margem de 27,81% no espaço, que é utilizado para armazenar os materiais das eleições.
Segundo Francisco Moura Fé, um dos idealizadores do projeto e chefe da Seção de Voto Informatizado e Urnas Eletrônicas, a nova estrutura, “proporcionará maior facilidade em localizar e locomover os equipamentos, além de agilizar a entrega e devolução das urnas durante as eleições”.
Com 1.520 metros quadrados, além de armazenar as urnas, a Central também possui espaços específicos para a conferência e manutenção constante dos equipamentos.
Exercitação de urnas eletrônicas
O processo de manutenção preventiva dos equipamentos, conhecido como exercitação das urnas eletrônicas é realizada a cada quatro meses e tem como objetivo minimizar as chances de problemas durante os pleitos eleitorais. Após finalizar a organização das urnas, uma equipe de servidores e colaboradores treinados realizará a partir da segunda-feira (14/3) a penúltima exercitação antes das eleições 2016.
Durante a manutenção é observado se a urna eletrônica está preservando todas as condições de utilização, itens como zeríssima, que é a emissão de um boletim impresso, antes do início da votação, atestando que não há votos atribuídos a nenhum candidato. Ainda são verificados procedimentos de registro de votos, justificativa eleitoral, encerramento da votação, dentre outros.
Além do funcionamento, ainda são verificadas a capacidade de carga das baterias, retirada de lacres e limpeza de cada unidade, utilização de Flash Cards, substituição de peças e acessórios faltantes e a execução do Sistema de Teste Exaustivo (STE), que avalia a autonomia de carga do dispositivo e testa todos os componentes, tais como teclado, LCD, áudio, impressão, bateria, rede elétrica, impressora, dentre outros.
Ascom TRE-TO