Alunos participam do recolhimento de cédulas para auditoria das urnas eletrônicas

Alunos participam do recolhimento de cédulas para auditoria das urnas eletrônicas

Alunos do Colégio Militar de Palmas participaram nesta sexta-feira (30/9), do preenchimento e recolhimento de cédulas que serão utilizadas nos trabalhos da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, por meio de Votação Paralela.

Neste sábado (1º/10), serão sorteadas três urnas eletrônicas, sendo uma da Capital, e duas do interior do Estado. A auditoria será feita no dia da eleição e, para que as urnas sorteadas cheguem a Palmas em tempo hábil, duas aeronaves ficarão de plantão facilitando a busca dos equipamentos. O sorteio será feito às 9h, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

Foram escolhidas duas escolas em Palmas para o preenchimento das cédulas de votação, o Colégio Militar e Interação. Os alunos do Colégio Militar já preencheram as cédulas para auditoria da Zona Eleitoral de Palmas, e os alunos do Colégio Interação irão preencher as cédulas para auditoria das urnas do interior, neste sábado (1º/10) às 10h30.

Além disso, representantes de partidos ou qualquer pessoa interessada, também poderão preencher as cédulas, no sábado, pela manhã no auditório do TRE-TO.

A Comissão providenciará o número de cédulas de votação, por seção eleitoral sorteada, que corresponda a, aleatoriamente,entre 82% e 75% por cento do número de eleitores registrados na seção eleitoral sorteada.

As cédulas preenchidas serão filmadas e digitadas nas urnas eletrônicas para checar o seu funcionamento em condições normais de uso.

A presidente da Comissão de Auditoria, a juíza Silvana Parfieniuk explicou que a votação paralela não tem compromisso com a votação real e não interfere no processo eleitoral, sem qualquer alteração no resultado. “Ela simplesmente é feita como forma de auditoria para demonstrar a confiabilidade das urnas eletrônicas. Os eleitores interessados, ou quem tiver alguma dúvida sobre o funcionamento da urna, poderão comparecer no auditório do TRE, no domingo das 8h às 17h, e acompanhar esse trabalho que faremos da votação paralela”, ressaltou.

A estudante, Iasmin Cardoso, de 16 anos participou do recolhimento das cédulas de votação e disse que foi bom participar dessa ação tão importante, que irá certificar a confiabilidade das urnas. “Muitos alunos nunca votaram, e mesmo que não seja uma votação real podemos ter consciência da importância do voto e de analisar muito bem as propostas dos candidatos”, disse.  

Treinamento

Durante a tarde a equipe de apoio dos trabalhos da Comissão e os representantes da equipe de filmagem participaram de um treinamento no auditório do TRE-TO.

Auditores

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contratou uma empresa de Auditoria Externa para acompanhar os trabalhos da Comissão. O auditor Kleyton Moreira, representante da empresa contratada, se reuniu com a Comissão para tratar sobre o sorteio das três urnas eletrônicas que serão auditadas, e sobre o trabalho de filmagem e inserção dos votos nas urnas, que será feito no domingo (2/10), dia das eleições.

Gabriela Almeida (Ascom TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido