Acessiblidade: TRE-TO promove a inclusão das Pessoas com Deficiência

Acessiblidade: TRE-TO promove a inclusão das Pessoas com Deficiência

Acessiblidade: TRE-TO promove a inclusão das Pessoas com Deficiência
Rampas de acesso facilitaram a locomoção do eleitor Deusdeth Silva (Fotos: Ednan Cavalcante)

Dia 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, por meio da Comissão de Acessibilidade, instituída pela Resolução nº 377/2017, está desenvolvendo uma série de ações visando à inclusão social de todos os seus clientes.

Cerca de 1.500 eleitores do Tocantins registraram ter necessidades auditivas e 2.295 possuem deficiência visual. Para atender a essa demanda e assim garantir o acesso a todos os serviços prestados pela Justiça Eleitoral, a Comissão de Acessibilidade realiza desde junho desse ano, o Curso Básico de Libras para atendimento ao eleitor. Uma média de 120 servidores participa da capacitação, que acontece pelo sistema de Ensino a Distância, disponível na intranet do Regional e acessível aos servidores da sede e das zonas eleitorais.

A Comissão também realiza o monitoramento dos locais de votação, solicitando aos órgãos responsáveis pelos prédios públicos, quando houver necessidade, a construção de rampas, instalação de piso tátil, corrimões, entre outros.

A presidente da Comissão, juíza Ângela Issa Haonat destaca ainda que os estudos continuam para implementar cada vez mais ações para o pleno exercício da democracia. “Estamos avançando e queremos ainda fazer parcerias com as Universidades e realizar convênios com os municípios. Estamos trabalhando em consonância com o planejamento estratégico do Tribunal para atingir todas as metas estabelecidas”, disse a magistrada.

Interação

Desde o início de 2018, os sites da Justiça Eleitoral podem ser acessados pelos surdos, mudos e deficientes visuais através da ferramenta Rybená, um software que oferece, em tempo real, o áudio de textos em língua portuguesa, bem como a tradução desses textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Ao acessar o programa, o usuário seleciona o texto que deseja ler e opta pela tradução por Libras ou pela leitura mediante voz sintética, utilizando para isso os ícones de acessibilidade dispostos no canto superior direito da página. As informações contidas nos portais da Justiça Eleitoral (TSE e TREs) são apresentadas por uma personagem virtual.

Prá Cego Ver

Além do mais, o TRE Tocantins adota em suas publicações para as redes sociais a hashtag: Prá Cego Ver, com a descrição das cenas e imagens dos posts. Os comunicados internos encaminhados por e-mail e pelas listas de transmissão via whatasap também têm atenção especial.

Outra iniciativa é a confecção do Informativo sobre Acessibilidade, com dicas e orientações sobre os direitos dos Portadores de Deficiência. O material está em fase final de elaboração.

Superação

Após perder os movimentos das pernas em um acidente de moto, há três  anos, o estudante Deusdeth Silva, de 23 anos, votou no 2º turno das Eleições Gerais 2018, em Palmas e encontrou seu local de votação com toda a acessibilidade necessária para usa locomoção até à urna. “Quando fui ao cartório pedir a transferência do meu título para Palmas recebi um bom atendimento. Além disso, não tive nenhuma dificuldade para votar”, disse.

 

Lília Mara - ASCOM 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido