NUAI: Núcleo visa fortalecer valores institucionais que visam a promoção da acessibilidade e diversidade na Justiça Eleitoral do Tocantins

Ao todo, 10 servidores compõem a unidade permanente da Justiça Eleitoral do Tocantins.

NUAI: Núcleo visa fortalecer valores institucionais que visam a promoção da acessibilidade e div...

Instituído pela Resolução nº 515, de 3 de agosto de 2021, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NUAI) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou sua primeira reunião nesta quinta-feira (26/08). Ao todo, 10 servidores compõem a unidade permanente da Justiça Eleitoral do Tocantins que visa a aplicação prática no ambiente de trabalho de dois importantes valores institucionais: a acessibilidade e a diversidade.

Durante a reunião, a coordenadora do Núcleo, Renata de Sena Vieira, apresentou aos colegas as diretrizes do Judiciário em relação à acessibilidade e inclusão, e pontuou quais são as principais atribuições do NUAI. Compete ao Núcleo, entre outras funções, implementar ações e projetos voltados à promoção de acessibilidade e inclusão;  propor ações de sensibilização e capacitação dos servidores; assim como promover a difusão de uma cultura de inclusão social, estimulando o respeito às diferenças e a valorização da diversidade no contexto de trabalho. Também é responsabilidade do Núcleo zelar pelo cumprimento da legislação vigente relativa à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida e dar suporte à Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI).

“Nosso objetivo é executar a Política de Inclusão e Acessibilidade do Tribunal. Vamos atuar em parceria com a CPAI, acompanhar os projetos que trabalham os valores da acessibilidade e diversidade, capacitar os servidores a respeito da temática e desenvolver outras ações e iniciativas que promovam a acessibilidade aos clientes internos e externos, como previsto no Programa de Gestão 2021-2023”, afirmou a coordenadora. 

“Garantir a inclusão é garantir que todos tenham voz e vez. A missão deste Núcleo é fortalecer valores institucionais do Tribunal; estamos declarando o quão a gente se preocupa com a acessibilidade e a diversidade e o quanto valorizamos os valores da nossa instituição”, complementou o diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos, reforçando que a acessibilidade e a inclusão dialogam com todas as áreas do Tribunal e será um trabalho realizado em conjunto com a área jurídica, de Gestão de Pessoas, da Administração, Informática etc.

Composição do NUAI:

ASPLAN-SGP: Renata de Sena Vieira (coordenadora)

Desenvolvimento Organizacional e Capacitação (substituto): Dourival Alves dos Reis Filho

Seção de Engenharia, Arquitetura, Projetos e Obras: Jorge Bernardino de Sousa Neto

Chefia do Cartório da 29ª Zona Eleitoral: Ana Cecília Catapan

Chefia de Gabinete da Presidência: Maria Vitória

Chefia de Gabinete da Diretoria-Geral: Helaine Christina Rocha Pinto

Chefia de Gabinete da CRE: Marisa Webler

Assistente III da ORE: Henrique Romero

Assistente da ASCOM: Maurílio Hoffmann

Servidor com deficiência, escolhido pela Presidência: Clairton Thomazi

 

 

 Paula Bittencourt - ASCOM TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido