Participação feminina na política é incentivada em live da Justiça Eleitoral do Tocantins

Reveja a live no canal do TRE-TO no YouTube.

Participação feminina na política é incentivada em live da Justiça Eleitoral do Tocantins
Foto: Lucas Nascimento - TRE-TO

“Mulheres na política: perspectivas e desafios” foi tema de live realizada na noite desta quarta-feira (25/8) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins. O evento mediado pela coordenadora do projeto +Mulher +Democracia, juíza Edssandra Barbosa, membro substituta na Corte do TRE-TO, contou com a participação da advogada e professora, Dr.ª Graziele Lopes Ribeiro, e da professora e ex-prefeita de Natividade, Martinha Rodrigues Neto.

Conforme explicou a juíza Edssandra Barbosa no início da live, o projeto +Mulher +Democracia tem como objetivo promover debates voltados ao esclarecimento sobre direitos e deveres do eleitorado feminino, despertando nas mulheres a consciência da importância de sua participação no processo político. “Estamos andando a passos muito lentos, mas estamos andando, nós não podemos de forma alguma perder a esperança de que dias melhores virão, de que nós teremos mais espaço nos lugares de decisão. Precisamos promover o debate e incentivar a real participação feminina na política de mulheres que querem fazer a diferença nas suas comunidades”, ressaltou.

Ao trazer dados do contexto histórico e político de Ruanda comparado com a realidade do Brasil, a professora Graziele pontuou o contraste da população feminina com a porcentagem da participação na política. “Ruanda ainda têm muitos problemas, mas que registram passos muito importantes, avanços que não foram observados em nenhum outro país e eu não tenho dúvida nenhuma que toda essa transformação foi em grande parte impulsionada pela inclusão massiva de mulheres na política. Quando as mulheres têm uma participação mais efetiva na política a gente consegue desenvolver projetos e leis importantes e consegue fazer uma transformação social”, disse.

O desafios e dificuldades que Martinha enfrentou para ingressar na vida política como candidata a prefeita da cidade de Natividade foram muitos, mas a ex gestora municipal seguir firme no seu objetivo para fazer sua história. “As dificuldades são grandes, mas não é por isso que nós, mulheres, vamos deixar de participar da política, devemos continuar firmes, fazer nosso trabalho, estudar mais e conhecer mais o processo para que a gente possa representar cada dia melhor o nosso povo, nosso município, nosso estado e nosso Brasil”, incentivou.

Reveja a live no canal do TRE-TO no YouTube.

 

Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO                   

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido