Ações do projeto Democracia: Diálogo e Transparência chegam a zonas eleitorais da região sudeste do Tocantins

Expedição teve início na manhã desta terça-feira (16/08) e levou informações à comunidade de Arraias, sede da 22ª Zona Eleitoral.

Evento Democracia: Diálogo e Transparência

Dando seguimento ao cronograma do projeto Democracia: Diálogo e Transparência, uma ação de conscientização sobre a segurança do processo eleitoral foi realizada, na manhã desta terça-feira (15/08), em Arraias - município sede da 22ª Zona Eleitoral do Tocantins. Ainda durante esta semana, o projeto passará por outras duas zonas eleitorais da região sudeste do Tocantins. 

A iniciativa tem como objetivo combater a desinformação por meio de ações que dialogam com a sociedade e visam deixar o cidadão melhor informado. Durante a apresentação, são detalhados os principais mecanismos de segurança do processo eletrônico de votação.

Anfitrião no evento, o juiz eleitoral da 22ª ZE, Márcio Ricardo Ferreira, abriu o bate-papo fazendo um histórico do processo eleitoral brasileiro e destacou a importância da promoção do diálogo e aproximação da Justiça Eleitoral do Tocantins com a sociedade para o enfrentamento à desinformação. "A essência da democracia é a liberdade de escolha, e esta se faz através do processo de votação; a urna eletrônica é um instrumento importantíssimo para a democracia, pois nos confere ganhos na segurança e transparência do processo de votação ", pontuou.

Em Arraias, o evento também contou com a participação da secretária de Gestão de Pessoas do TRE-TO, Cristiane Boechat, e do coordenador de Sistemas Eleitorais do Tribunal, Fernando Mendonça, que apresentou todas as etapas do processo eleitoral aos presentes. O promotor eleitoral João Neumann Nóbrega foi um dos participantes e destacou a iniciativa da Justiça Eleitoral do Tocantins. “É muito importante para o fortalecimento da transparência e da democracia. Juntamente com o TRE Tocantins, nós do Ministério Público Eleitoral estamos trabalhando diuturnamente para garantir a normalidade,a  legitimidade e sobretudo o respeito à soberania popular”, afirmou.

O presidente da Câmara de Conceição do Tocantins, vereador Drawlas Ribeiro, também participou do evento e ressaltou a importância das ações de educação política da sociedade. “Essa ação de educação da Justiça Eleitoral é fundamental para combater as fakes news, a má fé contra a segurança do processo de votação. Quanto menos a pessoa conhece, mais ela é manipulada. A democratização do acesso à informação é fundamental para que as pessoas evoluam no seu pensamento. Esse espaço que o TRE Tocantins nos abriu é um espaço de formação, que democratiza a informação, proporcionando maior autonomia e mais liberdade de consciência ao eleitor na hora da escolha do voto”, avaliou.

Também participaram do encontro em Arraias a representante da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil Tocantins no município, Vanda Alves; o vice-prefeito de Novo Alegre, Valdomiro Dias; o comandante do 1º CIPM, Leonardo Amorim, acompanhado de integrantes da Polícia Militar da região; o vereador Osvaldo de Moura; a delegada de polícia Melícia Resende; representantes de partidos, servidores públicos municipais; além do chefe de cartório da 22ª ZE, Hiago Narciso dos Santos, e servidores do cartório eleitoral.

Programação 

Ainda nesta terça-feira (16/08), às 15 horas, o projeto chegará à cidade de Paranã (18ª ZE), com evento realizado no Fórum da Comarca; e na quarta-feira (17/09) a edição do projeto será em Dianópolis (25ª ZE), com programação às 19 horas, na Câmara Municipal.

Já na quinta-feira (18/08), o evento será realizado em Novo Acordo (35ª ZE),no Fórum da Comarca, às 13h30. E fechando a programação da semana, dia 19/08 as atividades do projeto Democracia: Diálogo e Transparência acontecerão em Paraíso do Tocantins (7ª ZE), às 9h, na Câmara Municipal. 

OBJETIVO ESTRATÉGICO: 

2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3 - Fomentar a educação política da sociedade;

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido