Ampliando o diálogo com a sociedade, Porto Nacional é a primeira cidade a receber o projeto Democracia: diálogo e transparência

Justiça Eleitoral do Tocantins irá realizar eventos em todas as zonas eleitorais do estado até setembro.

Crédito: Lucas Nascimento

É possível alterar o sistema de votação oficial da Justiça Eleitoral? Falso. A urna eletrônica é conectada à internet? Falso. O processo eleitoral é auditável? Verdadeiro. Para esclarecer o que é verdadeiro ou falso a respeito do processo eleitoral e do sistema eletrônico de votação, a Justiça Eleitoral do Tocantins deu início nesta segunda-feira (08/08) a uma série de eventos do projeto Democracia: diálogo e transparência pelo interior do estado. Porto Nacional, sede da 3ª Zona Eleitoral do Tocantins, foi a primeira cidade a receber a ação que visa o enfrentamento à desinformação.

Ação faz parte do projeto Democracia: diálogo e transparência, que tem como objetivo combater a desinformação por meio de ações que dialogam com a sociedade e visam deixar o cidadão melhor informado. Durante o evento, os participantes assistem a uma palestra sobre o processo eleitoral, com o secretário de Tecnologia da Informação, Valdenir Borges Júnior, e é aberto um momento para dúvidas e perguntas. 

"Somente com informação vamos combater a desinformação; e essa ação é para isso, levar conhecimento aos mais diversos setores da sociedade. Este é um momento para explicar e tirar dúvidas sobre o processo eleitoral e os sistemas de segurança presentes no sistema eletrônico de votação", destacou a presidente da Comissão Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, juíza membro Ana Paula Brandão Brasil.

Recebendo o evento na 3ª Zona Eleitoral de Porto Nacional, o juiz Elias Rodrigues dos Santos ressaltou a importância da iniciativa e os efeitos positivos que a ação traz para a sociedade. "Temos que reforçar a seriedade do trabalho desempenhado pela Justiça Eleitoral e essa transparência que o projeto propõe é necessária para tirar qualquer tipo de dúvida a respeito da segurança das urnas", afirmou.

O bate-papo com a sociedade será realizado nas 32 zonas eleitorais do Tocantins até setembro. Em Porto Nacional estiveram presentes o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Tocantins - subseção de Porto Nacional, Ariel Godinho; o promotor eleitoral, Luiz Antônio Francisco Pinto; o comandante e subcomandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Porto Nacional, Tenente Coronel José Batista Freitas Junior e Major Emerson Rodrigues Moura, respectivamente; o subcomandante da 5ª Companhia de Bombeiros Militar de Porto Nacional, Tenente Raimundo Filho Mendes de Souza, profissionais da imprensa, representantes de partidos políticos e políticos. “Em meio à turbulência provocada pelas Fake News com distorções e inverdades sobre o processo eleitoral, o planejamento do TRE na divulgação da segurança da votação através das urnas eletrônicas tem sido uma aula de democracia e com certeza irá assegurar o nosso Estado Democrático de direito”, avaliou o jornalista Moacir Caetano. 

Também participaram da ação o diretor-Geral do TRE-TO, José Machado dos Santos, o chefe de cartório da 3ª ZE, Domingos Galvão de Melo, e servidores do cartório eleitoral. 

OBJETIVO ESTRATÉGICO: 

2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3 - Fomentar a educação política da sociedade;

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido