Com auditório lotado, segurança do processo eleitoral é tema de bate-papo em Colinas

Projeto Democracia: Diálogo e Transparência já passou por 12 zonas eleitorais neste mês de agosto.

Projeto Democracia: Diálogo e Transparência já passou por 12 zonas eleitorais neste mês de agosto.

Um bate-papo sobre o processo eleitoral e o sistema eletrônico de votação reuniu mais de 70 pessoas, nesta quarta-feira (24/08), em Colinas do Tocantins - sede da 4ª Zona Eleitoral do Tocantins. A ação,da Justiça Eleitoral do Tocantins, faz parte do projeto Democracia: Diálogo e Transparência.

Anfitrião do evento, o juiz eleitoral da 4ª Zona Eleitoral, José Roberto Ribeiro, deu início à ação destacando os esforços da Justiça Eleitoral para realizar eleições com toda segurança e transparência. "Trabalhamos diuturnamente para que as eleições tenham uma organização eficiente, visando atender bem a quem devemos dedicar nosso trabalho, que é o povo, o eleitor. Nosso objetivo é que no dia das eleições ele possa exercer seu direito ao voto com toda tranquilidade; e por isso esse projeto está aqui hoje, para expôr todos os detalhes do sistema eleitoral e fazer os esclarecimentos necessários visando o enfrentamento à desinformação”, disse.

Iniciativa do Programa de Gestão 2021-2023, a ação foi idealizada com o objetivo de aprimorar os mecanismos de transparência pública e fomentar a educação política da sociedade. Com foco no combate à desinformação, em cada edição do projeto é apresentado o passo a passo do processo eleitoral e os mecanismos que garantem a segurança do sistema eletrônico de votação. Os participantes interagem com perguntas para que não restem dúvidas a respeito da lisura do processo. 

O servidor dos Correios, Geremias Vieira Oliveira, foi uma das pessoas interessadas em conhecer melhor o trabalho da Justiça Eleitoral e afirmou que o bate-papo o ajudou muito a se preparar para atuar como mesário nas Eleições de 2022. “Eu tinha um conhecimento superficial, mas agora estou bem inteirado. A forma de palestra foi bem didática e contribuiu muito para me completar. Vou chegar lá com uma tranquilidade muito maior”, disse. 

Presenças

Em evento aberto à sociedade, participaram da ação o prefeito de Colinas, Josemar Carlos Casarin, e a secretária de Assistência Social do Município, Elma Moisés David; o Procurador do Município, Jean Carlos Araújo; os presidentes das Câmaras Municipais de Colinas e Juarina, vereadores Leandro Coutinho e Robson Vasconcelos, respectivamente; o vereador Marcos Valério; o diretor do IFTO, José Lopes Soares Neto; o chefe do IBGE, Frank Henrique Barbosa Bonfim; a chefe do Procon/Colinas, Raquel da Silva Brentano; o chefe da Adapec, Kemmuel de Araújo Medeiros; o presidente do Sindicato Rural de Colinas, Luiz Augusto Defavari; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ruidelmar Gomes dos Santos; representante da Promotoria de Justiça de Colinas; representantes de Partidos; servidores públicos, imprensa, pastores, membros da Junta Eleitoral, mesários e Auxiliares de Apoio que irão atuar no pleito.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:
2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3 - Fomentar a educação política da sociedade;

Paula Bittencourt (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido