Comunidade de Taguatinga participa de ações do projeto Democracia: Diálogo e Transparência

Iniciativa integra ações de enfrentamento à desinformação realizadas pela JE-TO.

Imagem colorida de auditório lotado com participantes do evento sentados

Encerrando o cronograma da semana, o projeto Democracia: Diálogo e Transparência chegou a Taguatinga, região sudeste do estado, na tarde desta sexta-feira (26/08). O Município é sede da 17ª Zona Eleitoral do Tocantins, que engloba as cidades de Taguatinga, Aurora do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus e Lavandeira.

Taguatinga foi o 16º município a receber a ação da Justiça Eleitoral do Tocantins para conscientização da população sobre a segurança do processo eleitoral. Dialogando com a sociedade, o objetivo do projeto é deixar o cidadão cada vez mais bem informado. “Temos que reforçar a questão da segurança, da rigidez do processo eleitoral, democrático e republicano que nós temos hoje no Brasil, um dos sistemas mais confiáveis e seguros que nós temos no mundo. São mais de 25 anos com urnas eletrônicas absolutamente auditáveis", pontuou o juiz eleitoral da 17ª ZE, Jean Fernandes, que organizou a ação em Taguatinga.

Durante o evento, foram apresentadas todas as etapas do processo eleitoral, com detalhamento dos principais mecanismos de segurança do processo eletrônico de votação, dos sistemas informatizados e tecnologias utilizadas. Na ocasião, o coordenador de Sistemas Eleitorais, Fernando Mendonça explicou sobre a segurança e inviolabilidade das urnas eletrônicas, ressaltando que o equipamento não possui conexão com rede de comunicação/internet e funciona exclusivamente com sistemas da Justiça Eleitoral. Na apresentação, também foi reforçada a importância da participação do cidadão nos momentos de fiscalização, que passa pela abertura dos códigos fontes, testes públicos de segurança, cerimônias públicas, emissão da zerésima, testes de integridade e autenticidade, além da emissão dos boletins de urna. “O cidadão deve atuar ativamente como agente de controle. Conheça, seja fiscal, participe e confie”, frisou o coordenador.

Representante de uma entidade fiscalizadora do processo eleitoral, o presidente da subseção da OAB em Taguatinga, Saulo Freire também reforçou no evento o papel de todos como fiscais da democracia. “A cada eleição contamos com tecnologias avançadas, equipamentos novos, a fim de garantir a segurança da votação; e reforço que é importante que o cidadão participe de todo o processo, fiscalizando em todas as fases, especialmente das cerimônias de carga e lacração e auditorias do processo eleitoral”, disse o advogado.

Repercussão

O evento contou a participação do promotor eleitoral, Lissandro Aniello; do prefeito e da vice-prefeita de Taguatinga, Paulo Roberto Ribeiro e Izabella Antunes, respectivamente. Para o gestor municipal, a evolução do sistema eletrônico de votação só trouxe benefícios ao processo eleitoral. “Temos a melhor eleição do mundo. A urna eletrônica veio para acabar com qualquer possibilidade de fraude no processo de votação, e principalmente no de apuração”, afirmou o prefeito.
Também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal de Taguatinga, Lucas Nascimento, acompanhado de demais vereadores da cidade; e os presidentes das câmaras e vereadores de Aurora do Tocantins, Domingos Tavares, e de Lavandeira, Flávio França.

Para Tavares, que é vereador há seis mandatos, o equipamento é totalmente confiável. “Até hoje nunca vi nada de errado com o equipamento, ao contrário do que ocorria na votação por cédulas em urnas de lona; afirmo que sistema eletrônico é totalmente confiável”, disse o vereador.
“A urna eletrônica é confiável, e seu sistema eletrônico nos dá a confiança no equipamento e que comprovadamente não há possibilidade de quaisquer fraude; as eleições tem mais higidez e com certeza com a confiabilidade e segurança de todos os anos, em 2022 teremos um pleito realizado de forma correta e transparente”, complementou o vereador Flávio França.

A ação ainda contou com a presença de empresários, representantes de partidos, servidores públicos municipais e religiosos. Padre Marco Aurélio foi um deles. “Que grandiosa essa iniciativa da Justiça Eleitoral do Tocantins, que bom seria se todos tivessem a consciência do que significa isso; pois quando nós observamos o processo de votação - eu voto desde os 16 anos e sempre na urna eletrônica - nunca tive nenhum problema com relação a urna, e isso me dá uma credibilidade, dá pra ter certeza que é de fato um sistema seguro”, pontuou.

“Ações como essa são muito importantes para consolidar a nossa democracia e desmentir tanta desinformação voltada ao processo eleitoral. É essencial que nossos jovens entendam que todos são partes fundamentais nas Eleições, e devem participar ativamente e façam valer a cidadania”, complementou o professor da rede estadual de ensino, Edilson Luiz Rocha, que também é vereador em Taguatinga, e participou da ação com alunos do Colégio Justino de Almeida.

Do cartório da 17ª ZE, participaram da ação o chefe de cartório, Geraldo Lima, a servidora Escolástica Cândido e colaboradores que atuarão como apoio da JE nas eleições.

Foto colorida de participantes do evento posicionados em pé à frente da mesa com as urnas eletrô...

Programação
Seguindo o calendário de ações, na próxima semana, mais quatro zonas eleitorais receberão ações do projeto Democracia: Diálogo e Transparência. Na segunda-feira (29/08), o evento acontece em Gurupi (2ª ZE) e Alvorada (14ª ZE), com programação às 8h30 e 15h, respectivamente. Já na terça-feira (30/08), às 9 horas, o projeto chegará à cidade de Peixe (20ª ZE); e na quarta-feira (31/08) será a vez de Miranorte (28ª ZE), também às 9 horas.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:
2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3 - Fomentar a educação política da sociedade;

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido