Em Itacajá, estudantes e gestores públicos dialogam com a Justiça Eleitoral sobre o processo eleitoral

Ação do projeto Democracia: Diálogo e Transparência foi realizada nesta segunda-feira, 22.

imagem colorida de participantes do evento em auditório de Itacajá

"A todo momento chegam notícias duvidosas e a gente fica se perguntando se é verdade ou não. Então hoje foi bom para a gente tirar as dúvidas e saber onde checar o que é fato ou fake". Assim como Eduarda Guilhermina, 17 anos, mais de 25 jovens eleitores de Itacajá tiveram a oportunidade, nesta segunda-feira (22/08), de conhecer de perto todo o funcionamento do processo eleitoral e do sistema eletrônico de votação. Ação da Justiça Eleitoral do Tocantins que visa o enfrentamento à desinformação também contou com a participação de educadores e gestores públicos dos municípios que compõem a 33ª Zona Eleitoral.

Secretários municipais e vereadores acompanharam o bate-papo do projeto Democracia: Diálogo e Transparência. Em seu segundo mandato como vereadora de Itacajá, a professora Betânia Guedes destacou a iniciativa do Tribunal em levar informação à população. "Eu confio na urna eletrônica 100%, principalmente depois da palestra de hoje; estou saindo daqui muito bem entendida", avaliou.

As principais etapas do processo eleitoral foram abordadas durante a conversa conduzida pelo coordenador de Desenvolvimento de Sistemas do TRE-TO, Alysson Bruno. Entre os pontos citados, destaque para os três eixos de atuação que, juntos, garantem a segurança de todas as ações. "A urna eletrônica é a parte tecnológica do processo eleitoral; mas ela não é a única garantia de segurança do sistema eletrônico de votação. Também temos as pessoas, ou seja, todos os envolvidos nas eleições - servidores, mesários, fiscais de partido, Ministério Público, OAB; além dos processos, que são os atos e regras que regem o pleito. A soma desses três eixos é o que garante um processo eleitoral legítimo", explicou. 

Participação popular

São etapas do processo eleitoral a realização das cerimônias públicas de preparação das urnas para as eleições, assim como as auditorias realizadas no dia da votação. Eventos que comprovam a transparência e segurança do processo eleitoral e podem ser acompanhados por qualquer pessoa. "É assim que é feita a democracia; nós temos que participar", reforçou durante o evento o juiz Eleitoral da 33ª ZE, Carlos Roberto Dutra.

OBJETIVO ESTRATÉGICO: 

2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3 - Fomentar a educação política da sociedade;

Paula Bittencourt (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido