Em Pedro Afonso, Justiça Eleitoral fala sobre segurança do processo eleitoral a 200 pessoas

Ação realizada nesta quinta-feira (25/08) visa o combate à desinformação.

Imagem colorida de participantes do evento realizado em auditório no município de Pedro Afonso

A 23ª Zona Eleitoral de Pedro Afonso recebeu, nesta quinta-feira (25/08), ação do projeto Democracia: Diálogo e Transparência. Iniciativa visa combater a desinformação por meio do compartilhamento de informações seguras a respeito do sistema eletrônico de votação e do processo eleitoral como um todo.

Cerca de 200 pessoas participaram do bate-papo na zona eleitoral que engloba as cidades de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Rio Sono e Tupirama. Ao abrir o evento, a juíza eleitoral da 23ª ZE, Luciana Aglantzakis, destacou que há 26 anos as urnas eletrônicas vêm sendo utilizadas sem qualquer indício de fraude comprovada e que o sistema eletrônico brasileiro é referência mundial. "Desde a sua chegada, a urna eletrônica possibilitou a eliminação de fraudes no processo eleitoral, afastando a intervenção humana na contagem de votos. O fenômeno das fakenews não pode sobrepujar a verdade, que é uma só: temos uma democracia sólida e um sistema de votação eletrônica que nos orgulha", afirmou a magistrada.

Participando do evento, a presidente da Comissão Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TRE-TO, juíza membro Ana Paula Brandão Brasil, também alertou sobre a desinformação e convidou todas e todos a participarem do processo eleitoral. "Todo o processo é auditável e qualquer pessoa pode acompanhar. Essa participação irá mostrar, assim como fazemos aqui hoje, que o sistema é seguro e transparente", frisou.

Participaram do encontro alunos e professores de quatro unidades escolares, o prefeito de Bom Jesus, Paulo Hernandes Moura Lima; o comandante do 3º Batalhão da Policia Militar de Pedro Afonso, tenente coronel Dernivaldo Tirello; o secretário de Indústria e Comércio de Tupirama, José Luís Zensque, e o Chefe do Controle Interno de Tupirama, Joveci Barbosa de Souza; representante do Ruraltins, Gracilene Martins; imprensa; servidores e colaboradores do cartório eleitoral.

Para o comandante da PM em Pedro Afonso, o evento foi muito positivo. "É bom esclarecer essas fakenews para as pessoas terem mais confiança no sistema eleitoral e, com isso, a gente consegue exercer com segurança a cidadania", avaliou o tenente coronel Dernivaldo Tirello.

Objetivos Estratégicos:

2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3 - Fomentar a educação política da sociedade;

Paula Bittencourt (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido