Estudantes de Arapoema tiram dúvidas sobre a urna eletrônica

Ação faz parte do projeto da Justiça Eleitoral Democracia: Diálogo e Transparência.

Imagem colorida de alunos que participaram do evento ao redor da urna eletrônica desmontada
"A  gente fica até orgulhosa de ser brasileira ao conhecer melhor a urna  e ver que a tecnologia utilizada é muito eficaz". A afirmação é da estudante Maria Mariana Coppo, estudante de Arapoema que participou nesta quarta-feira (24/08) do bate-papo do projeto Democracia: Diálogo e Transparência e fez várias perguntas sobre a segurança do sistema eletrônico de votação. Ação da Justiça Eleitoral do Tocantins visa ampliar o diálogo com a sociedade e combater a desinformação.
Ao longo de cada apresentação, servidores da Justiça Eleitoral mostram os principais mecanismos de segurança utilizados nas urnas e reforçam a lisura das ações por meio de processos e a participação de pessoas, como OAB, Ministério Público, fiscais de partido etc. 
Aos 16 anos, a jovem Maria Luiza de Souza Vieira teve seu primeiro contato com a urna e ficou impressionada com tudo o que aprendeu. "Não tinha ideia da profundidade que a urna tinha, então foi bem interessante saber mais sobre ela e a tecnologia envolvida; a urna é bem mais evoluída que muitos sistemas e dá para perceber que o o voto está bem seguro com ela", pontuou. "Vou votar tranquila em outubro", complementou.
 
Além dos estudantes, participaram do encontro professores, servidores públicos, pessoas que vão atuar nas eleições 2022 com Auxiliares de Apoio, o vereador Adailton Nogueira, da Câmara Municipal de Bandeirante, e o promotor de Justiça Caleb Melo. Para o representante do Ministério Público, os riscos da desinformação a respeito do processo eleitoral são altos e todos devem atuar como fiscais. "É importante que as pessoas denunciem qualquer irregularidade e que participem, sejam colaboradores da eleição. O Ministério Público Eleitoral está trabalhando para que todas as leis sejam respeitadas", afirmou.
Objetivos Estratégicos:
2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;
 
3 - Fomentar a educação política da sociedade;
 
Paula Bittencourt (ASCOM/TRE-TO)
ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido