Justiça Eleitoral do Tocantins tira dúvidas sobre a urna eletrônica em Paraíso

Evento faz parte de projeto que visa o enfrentamento à desinformação

Evento faz parte de projeto que visa o enfrentamento à desinformação

A sexta-feira (19/08) começou em Paraíso do Tocantins com muita informação importante a respeito do sistema eletrônico de votação. Em evento realizado na Câmara de Vereadores do Município, o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Valdenir Borges Júnior, apresentou o funcionamento das principais etapas do processo eleitoral e tirou as dúvidas dos presentes sobre conteúdos falsos que circulam nas redes sociais.

A ação faz parte do projeto Democracia: diálogo e transparência e tem como objetivo promover o enfrentamento à desinformação. "A nossa intenção é ampliar o diálogo e a transparência, de modo a fortalecer a democracia. Neste encontro, os participantes têm a oportunidade de conferir todos os mecanismos de segurança do processo eleitoral e podem se tornar multiplicadores de informações seguras e oficiais sobre as urnas", destacou a presidente da Comissão Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TRE-TO, juíza membro Ana Paula Brandão Brasil, ao abrir o evento.

A 7 ª Zona Eleitoral de Paraíso é a oitava ZE a receber o projeto e a ação contou com a participação do prefeito Celso Morais; do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Jozival Barboza, da vereadora Camilla Rhuana e do vereador Nestin; assessores parlamentares e servidores da Casa de Leis; representantes da OAB, da Universidade do Tocantins e imprensa. Importante momento de diálogo e interação com a sociedade para ampliar o conhecimento das pessoas sobre o sistema eletrônico de votação.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, ressaltou a relevância do projeto e da iniciativa da Justiça Eleitoral em tirar as dúvidas da população. "Eu achei muito interessante conhecer a urna de perto, por dentro; acredito plenamente no processo eleitoral e as informações apresentadas hoje só reforçam a importância do conhecimento alcançar ainda mais pessoas", pontuou.

"Foi muito bom receber todas estas informações a respeito da segurança das urnas para podermos repassar e ajudar a levar dados oficiais ao povo", complementou o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Jozival.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:
2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3 - Fomentar a educação política da sociedade.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido