Mecanismos de fiscalização e transparência são ressaltados em bate-papo promovido pela JE-TO sobre a segurança das urnas

Ação do projeto Democracia: diálogo e transparência foi realizada em Ponte Alta do Tocantins.

Foto colorida com quatro homens usando ternos ao redor da urna eletrônica.

Todos os momentos de fiscalização do processo eleitoral foram apresentados, na tarde desta quarta-feira (10/08),  aos participantes do encontro promovido pelo projeto Democracia: diálogo e transparência em Ponte Alta do Tocantins - município sede da 26ª Zona Eleitoral do Tocantins.

Sediando o evento, o juiz eleitoral da 26ª ZE,  Jorge Amâncio de Oliveira, abriu o bate-papo ressaltando a relevância do diálogo entre a Justiça Eleitoral do Tocantins e a sociedade para o enfrentamento à desinformação. "Vocês todos  poderão ser multiplicadores das informações repassadas aqui. As eleições são um ato cívico muito importante e agradecemos a cada um que se disponibilizou a conhecer melhor o processo eleitoral", disse.

Os detalhes de cada procedimento que promove a fiscalização do processo eleitoral foram repassados pelo secretário de Tecnologia e Informação, Valdenir Borges Junior. Da abertura dos códigos fontes - os sistemas que são utilizados nas urnas eletrônicas - em outubro de 2021, passando pelas cerimônias públicas que serão realizadas em setembro para alimentação das urnas, pelas auditorias públicas que ocorrem durante as eleições, assim como a emissão da zerésima e do boletim de urna impresso no dia da eleição, até os atos disponíveis no dia seguinte ao pleito. "Abordamos todas as ações que contribuem para a segurança do processo eleitoral para que as pessoas entendam que ele é realmente  seguro,  transparente e auditável. Podem ter certeza que a integridade da votação está garantida ", disse o secretário aos presentes.

Participando do evento, o promotor de Justiça Leonardo Valério Púlis Ateniense destacou a clareza da explicação e elogiou a iniciativa. "Foi muito interessante; esse evento traz a população para mais perto da justiça eleitoral, conscientiza acerca da segurança das urnas e evita possíveis fake news que desinformam toda uma população", avaliou.

Também estiveram presentes no evento representantes da Polícia Civil, do empresariado local, religiosos, assistentes sociais e colaboradores do cartório. 

Veja quais são os momentos de fiscalização previstos para as Eleições 2022:

imagem colorida de slide dos momentos de fiscalização do processo eleitoral

OBJETIVO ESTRATÉGICO: 

2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3 - Fomentar a educação política da sociedade;

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido