Mesários são homenageados pela Justiça Eleitoral do Tocantins
A cerimônia visa o reconhecimento e valorização de quem contribui com as eleições de forma voluntária.

A pouco mais de um mês para as Eleições Gerais 2022, a Justiça Eleitoral do Tocantins homenageou, nesta sexta-feira (26/08), 14 mesários inscritos na 29ª Zona Eleitoral de Palmas, em nome dos quais reconheceu o trabalho realizado por todas as pessoas que atuam como membros das mesas receptoras de votos e apoio logístico no dia da eleições.
Jairo Bonfim Ribeiro foi um dos homenageados durante a cerimônia realizada no Cartório Eleitoral de Palmas. Para ele, ser mesário é motivo de orgulho e uma função que exerce com muito prazer. Em tempos de desinformação sobre a segurança do sistema eletrônico de votação, Jairo reforçou que, mais do que nunca, faz questão de participar como voluntário. “Desta vez, eu estou aqui porque eu acredito na urna eletrônica, eu acredito na democracia e que a Justiça Eleitoral é mais forte que qualquer ataque”, afirmou o mesário.
Durante a solenidade, os voluntários receberam um certificado em agradecimento pela participação no processo eleitoral, sendo destacado que a colaboração como mesária ou mesário engrandece o processo eleitoral e fortalece a democracia.
“Saibam que a Justiça Eleitoral do Tocantins reconhece e valoriza o trabalho realizado pelas senhoras e senhores, que a cada pleito eleitoral deixam suas casas, famílias, amigos e seus regulares afazeres para, em ato cívico em favor da democracia, atuarem nos 853 locais de votação do Estado, recebendo com urbanidade e respeito a eleitora e o eleitor tocantinense no momento do exercício sagrado do direito ao voto”, disse o presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, aos homenageados. “Nosso sentimento é de gratidão e respeito pelo brilhante trabalho que já foi realizado e pelo que será executado nestas Eleições Gerais de 2022. Peço que continuem a atuar com bom senso, comprometimento, calma e zelo costumeiros. O momento é de festa, de construção e de fortalecimento da democracia. E é nesse clima que vamos concluir as eleições vindouras, com muita paz e harmonia”, complementou.
O vice-presidente e Corregedor Eleitoral, desembargador Eurípedes Lamounier, também ressaltou a importância das mesárias e mesários para as eleições e destacou que o papel que cumprem nas eleições é uma honrosa colaboração à democracia. “É uma árdua missão, que de forma voluntária exercem. Esta é uma atitude não só de cidadania, mas sobrepõe; as senhoras e os senhores prestam uma grande colaboração para que sobreviva a democracia, o melhor sistema de governo. A todas as mesárias e mesários, o nosso muito obrigado”, disse.
Valorização
Conforme destacou o juiz eleitoral da 29ª ZE, Antiógenes Ferreira de Souza, a cerimônia teve como objetivo promover a valorização dos colaboradores voluntários da Justiça Eleitoral, assim como propiciar um ambiente favorável ao engajamento voluntário dos cidadãos no processo eleitoral. Em Palmas, 3,4 mil pessoas trabalharão como mesários nas eleições deste ano, sendo todos voluntários. “Em uma época difícil, de eleições polarizadas, a Justiça Eleitoral faz questão de reconhecer aqueles que dedicam seu tempo, com toda a disposição, para que a Justiça Eleitoral possa efetivamente ser concretizada em todos os lugares, incluindo os mais remotos. É uma justa homenagem, a quem realmente merece”, destacou o magistrado.
Foram homenageados: Adriana Correia e Silva, Erieldon Leão, Flaviana da Silva, Jairo Ribeiro, Larissa Sales, Leydy Laura Costa, Maria Pinheiro, Miriam dos Santos, Moisés Coelho, Paulo André Gratão, Paulo Martins, Rita da Conceição, Rogério Líria Bertini e Vanderléia Lima.
Presenças
Participaram da solenidade a ouvidora do TRE-TO, juíza membro Ana Paula Brandão Brasil; a juíza membro Delicia Feitosa; o promotor eleitoral, Fábio Lang; a coordenadora da Comissão de Mesários do Tribunal, Kathiene Pimentel; a chefe de cartório da 29ª Zona Eleitoral, Ana Cecília Catapan; secretários, servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral do Tocantins.
OBJETIVO ESTRATÉGICO:
7 - Aprimorar mecanismos de gestão do processo eleitoral
Paula Bittencourt (ASCOM/TRE-TO)