Projeto Democracia: Diálogo e Transparência reforça segurança do processo eleitoral em Colméia

Ação foi realizada na tarde desta terça-feira, 23.

Foto na horizontal de um auditório repleto de pessoas que estão distribuídas em poltronas. No se...
Créditos: Lucas Nascimento

Os principais mecanismos que garantem a legitimidade do processo eleitoral foram apresentados à população de Colméia, sede da 16ª Zona Eleitoral do Tocantins, nesta terça-feira (23/08), em mais uma ação do projeto Democracia: Diálogo e Transparência. Ampliando o diálogo com a sociedade, a Justiça Eleitoral do Tocantins está percorrendo todo o estado para tirar dúvidas à respeito do sistema eletrônico de votação e combater a desinformação.

Durante o bate-papo com a população, os servidores do TRE-TO reafirmaram a segurança e transparência de todas as ações que fazem parte do processo eleitoral e incentivaram as pessoas a participarem como fiscais."A Justiça Eleitoral não está sozinha. Partidos políticos, Ministério Público, Congresso Nacional e OAB acompanham cada passo do processo eleitoral e existem vários pontos de auditoria, vários momentos em que a sociedade inteira é chamada para atuar junto, como é o caso do Teste Público de Segurança e as auditorias. Todo esse processo é auditável, realizado de forma transparente e muito segura", ressaltou o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Alysson Bruno.

Multiplicadores
A relevância das informações repassadas no bate-papo foi destacada pelo comandante da Companhia de Destacamento da PM em Colméia, tenente Ramão Soley, que elogiou a disposição da Justiça Eleitoral em conversar com a sociedade. "É de suma importância a transparência no processo eleitoral. Na internet tem muitas informações sendo divulgadas de diversas maneiras e aqui as explicações vindas do TRE foram muito importantes para elucidar algumas fakenews que a gente recebe e deixar a gente ciente daquilo que é real", frisou.

Também participando do bate-papo, o presidente da Câmara Municipal de Colméia, vereador Isaac Carvalho, afirmou que "foi muito bom receber essas informações do TRE; tudo ficou bem claro e esclarecido".
Já a orientadora educacional Maria José Santos Alves, mesária há mais de 10 anos, destacou a importância das pessoas checarem as informações que recebem antes de repassar. " É necessário ter acesso às informações da fonte oficial", alertou.

Para o chefe de cartório da 16ª Zona Eleitoral, Rafael Santana, o projeto promove a educação política da sociedade e, ao esclarecer as dúvidas da população, forma novos multiplicadores da informação oficial. "Nesses últimos anos o sistema eletrônico de votação tem sido objeto de muita desinformação, então esse diálogo que Justiça Eleitoral propõe é o momento para as pessoas conhecerem todo o processo eleitoral por dentro e não serem propagadoras de fakenews", afirmou.

Presenças
Também participaram do evento os vereadores Milton Divino de Melo, Kênia Lima, José Wilson de Cirqueira e Jucélia Basílio da Silva; o subcomandante do 7º Batalhão da Policia Militar, Capitão Geraldo Ferreira da Silva Júnior; o representante da Prefeitura Municipal de Colméia, Fernando Martins dos Santos - chefe de Gabinete; o vice-presidente da Subseção da OAB de Guaraí, Douglas Alves; representantes do Ministério Público e de partidos; diretores escolares, professores e estudantes do Colégio Militar e Colégio Estadual Serra das Cordilheiras; além de servidores e colaboradores do Cartório Eleitoral.

Objetivos Estratégicos:
2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3 - Fomentar a educação política da sociedade;

Paula Bittencourt (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido