Segurança: urnas eletrônicas e tecnologias utilizadas nas Eleições são abordadas em evento da JE-TO em Novo Acordo

Ação integra o projeto Democracia: Diálogo e Transparência.

Imagem colorida do evento realizado no Fórum da Comarca, com participantes sentados no auditório

Em mais uma edição do projeto Democracia: Diálogo e Transparência, a comunidade de Novo Acordo (sede da 35ª Zona Eleitoral) e região participou de bate-papo sobre os mecanismos de segurança do processo eletrônico de votação, com foco nas urnas eletrônicas e as principais  tecnologias utilizadas nas Eleições.

Durante a  programação, o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-TO, Valdenir Borges Júnior, apresentou as principais tecnologias utilizadas no processo eleitoral, ressaltando os mecanismos de segurança das urnas eletrônicas, que possuem projeto e concepção específicos para a Justiça Eleitoral, não são conectadas em rede de comunicação/internet e funcionam exclusivamente com sistemas da Justiça Eleitoral. O Secretário também explicou que o sistema é totalmente auditado e verificado. “A urna eletrônica é o mecanismo que o cidadão acessa, para garantir de forma sigilosa, a efetividade do seu direito ao voto, garantindo assim a sua cidadania. Porém, a urna eletrônica não está sozinha; para que ela funcione existem inúmeros sistemas que montam a grande tecnologia que compõe o sistema eleitoral”, afirmou.

O evento foi realizado no Fórum da Comarca e contou com a participação de gestores públicos,  advogados, diretores de escolas, professores, representantes das polícias Civil e Militar, servidores públicos municipais e estaduais. 

Participando do diálogo promovido pela JE, o diretor do Colégio Estadual Professora Eliacena Moura Leitão, Wesley de Oliveira Ramos, falou sobre a importância da participação ativa da sociedade no processo eleitoral. “Fiquei muito feliz pelo convite em participar desse momento do projeto Democracia: Diálogo e Transparência, que valida muito a capacidade que nós brasileiros temos de fazer as coisas boas e bem feitas. E esse é um processo que a gente precisa estimular muito, que a gente pode confiar plenamente no nosso sistema eleitoral, que ele é fidedigno, é verdadeiro e é nosso. E que os nossos jovens acreditem cada vez mais nisso, no nosso potencial e na nossa capacidade de fazer bem e fazer melhor e fazer mais”.

Recebendo o evento na 35ª ZE, a juíza eleitoral Aline Marinho Bailão Iglesias também elogiou a iniciativa da expedição e afirmou que as pessoas que participaram da ação poderão se tornar multiplicadores da informação. "E quanto mais informação nós temos, melhor nós vamos conseguir atuar, especialmente no enfrentamento à desinformação relacionada à segurança do processo eletrônico de votação, que sem dúvidas hoje é o maior problema das nossas eleições”, disse. "Quando o Tribunal vem à Zona Eleitoral, para gente é uma forma de nos estimular a trabalhar mais ainda e melhor", complementou.

Presenças

O evento contou com a participação da Presidente da Comissão de Enfrentamento à Desinformação e Ouvidora Eleitoral, juíza membro Ana Paula Brandão Brasil; da Prefeita de Novo Acordo, Deusany Batista de Castro; o Vice-prefeito José Marlos Andrade; dos vereadores Maria das Graças Brasileiro, Rosimeire Batista, Cássio Patrício, João Jesuíno Patrício e Domingos Andrade; dos representantes da Polícia Militar Edmundo Paulino e Deusivan Fonseca; do delegado Fabrício Rossi Costa; do advogado Sebastião Henrique Viana; do diretor da rádio Portal do Jalapão, Heuler Pereira; além de professores, servidores públicos estaduais e municipais, a chefe do cartório eleitoral, Erlene Dias e equipe da 35ª ZE. Do TRE-TO também participaram do evento a Secretária de Gestão de Pessoas, Cristiane Boechat, e  a coordenadora de Assistência Médica, Mary Freire.

Programação

Nesta sexta-feira, 19/08 as atividades do projeto acontecerão em Paraíso do Tocantins (7ª ZE), às 9h, na Câmara Municipal.  

Imagem colorida do evento realizado no Fórum da Comarca, com participantes sentados no auditório

OBJETIVO ESTRATÉGICO: 

2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3 - Fomentar a educação política da sociedade;

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido