Transparência: em Paranã, Justiça Eleitoral reforça importância da participação da sociedade nas cerimônias públicas de preparação das urnas

Ação faz parte do Projeto Democracia: Diálogo e Transparência.

Imagem colorida de participantes do evento no auditório do Fórum

Na tarde desta terça-feira, (16/08), em Paranã,  município sede da 18ª Zona Eleitoral do Tocantins, foi realizada mais uma etapa do projeto Democracia: Diálogo e Transparência. Evento foi realizado no Fórum da Comarca e reuniu representantes do executivo municipal de Paranã e Palmeirópolis, forças de segurança, advogados, professores e servidores públicos. A iniciativa da Justiça Eleitoral do Tocantins tem o objetivo de promover  a conscientização sobre a segurança do processo eleitoral e combater a desinformação por meio de ações que dialoguem com a sociedade.

A programação em Paranã contou com a participação da secretária de Gestão de Pessoas do TRE-TO, Cristiane Boechat, e do coordenador de Sistemas Eleitorais do Tribunal, Fernando Mendonça, que demonstrou de forma interativa os principais mecanismos de segurança do processo eletrônico de votação, com detalhamento dos momentos de fiscalização, como as cerimônias públicas, que permitem a toda a sociedade acompanhar o processo de inserção de dados e lacração das urnas para as eleições. Os partidos políticos, as federações de partidos, as coligações, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil são convocados a participarem da preparação das urnas, conforme estabelece a Resolução 23.669/2021.

Participando do evento, o advogado e servidor da Defensoria Pública de Paranã, Pedro Henrique Pereira Camelo,  ressaltou a importância do acompanhamento de todos nas cerimônias públicas e auditorias realizadas durante o processo. “Iniciativas como essa demonstram a transparência com que  a Justiça Eleitoral leva seu trabalho; e o cidadão participar disso ativamente, questionando, fiscalizando, demonstra que o processo eleitoral é seguro, a urna eletrônica é segura, e que pode ser auditada em qualquer momento e por qualquer pessoa. O trabalho da JE é de suma importância para firmar um processo eleitoral que já vem dando certo há muito tempo. Então, eu, enquanto cidadão afirmo: a utilização das urnas eletrônicas, o processo de votação é seguro, transparente e confiável”, frisou.

Desinformação

As ferramentas de checagem de fatos também foram apresentadas durante o encontro e os participantes alertados para não acreditarem em tudo o que recebem pelas redes sociais. A chefe de cartório da 18ª ZE, Viviane Teixeira Neves, destacou que a participação ativa de todos os cidadãos é essencial para o enfrentamento à desinformação. “É muito importante a participação e união de esforços no combate à desinformação; espero que todos sejam multiplicadores, defensores da segurança do processo de votação eletrônica”, afirmou. 

Presenças

Também participaram do encontro o Prefeito de Paranã, Fábio Augusto da Silva;  o comandante do 1º CIPM, Major Leonardo, acompanhado de integrantes da Polícia Militar na região; o representante da OAB em Paranã, Advogado Ulisses Veloso; o secretário Executivo da Prefeitura de Palmeirópolis, Pablo Júnior Coelho; a advogada Lícia Oliveira; o professor Alexandre Cabral, diretor do Colégio Desembargador Virgílio de Melo Franco;  o diretor da Rádio Cultura, Aldemir Santana; servidores das prefeituras de Paranã e Palmeirópolis; além de servidores do Poder Judiciário e do cartório eleitoral.

Programação 

Seguindo o cronograma de eventos da semana, na quarta-feira (17/09) a edição do projeto será em Dianópolis (25ª ZE), com programação às 19 horas, na Câmara Municipal. Já na quinta-feira (18/08), o evento será realizado em Novo Acordo (35ª ZE), no Fórum da Comarca, às 13h30; e no dia 19/08 as atividades do projeto acontecerão em Paraíso do Tocantins (7ª ZE), às 9h, na Câmara Municipal. 

OBJETIVO ESTRATÉGICO: 

2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3 - Fomentar a educação política da sociedade;

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido