Justiça Eleitoral: eu faço parte desta história
Conheça Kathiene Pimentel, coordenadora de Educação e Desenvolvimento

Na 12ª edição da série Justiça Eleitoral: eu faço parte desta história, temos como protagonista Kathiene Pimentel da Silva, coordenadora de Educação e Desenvolvimento do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Aprovada no 2º concurso, ela atua na Justiça Eleitoral do Tocantins desde abril de 1998 e há 17 anos trabalha na área de Educação, somando experiências na Seção de Desenvolvimento Organizacional e Capacitação e Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento.
“Tenho muito orgulho de trabalhar numa instituição séria e arrojada como o TRE-Tocantins, uma instituição que trata cada cliente-cidadão-eleitor-candidato como se fosse único e também a admiro pela união de esforços dos seus servidores para o alcance dos resultados esperados. Sou muito feliz por fazer parte deste time de excelência e de ter feito muitos amigos ao longo dessa jornada”, destaca.
Formada em Práticas Judiciárias pela Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS, e pós-graduada em Gestão Pública, Kathiene veste a camisa da Justiça Eleitoral com muita responsabilidade e amor há 24 anos. Sempre disposta a contribuir, já atuou na Presidência, Diretoria Geral, Secretaria de Administração e Orçamento e Secretaria de Gestão de Pessoas; além de ter integrado importantes comissões, a exemplo do Comitê de Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade do TRE-TO, no período de 2004 a 2005, e da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Votação Paralela).
Na Justiça Eleitoral, Kathiene também prestou apoio em eleições nos Cartórios Eleitorais de Paranã (18ª ZE), em 1998, e no de Arraias (22ª ZE), nos anos 2000 e 2002. E o que não faltam são histórias para contar. “Em 1998, fui designada para auxiliar na eleição da 18ªZE de Paranã. Enquanto organizava o espaço onde aconteceria a cerimônia do voto cantado, modelo de apuração utilizado na época, acabei ficando trancada no Colégio. Quando acabei de arrumar tudo já era 22 horas e na hora que fui sair vi que o vigia da escola tinha ido embora e trancado tudo. Foi preciso empilhar algumas cadeiras e pular o muro do colégio para sair”, relembra com graça do acontecimento.
Outro momento que guarda na memória ocorreu em 2012, quando enfrentou bastante turbulência em um voo ao buscar uma urna eletrônica sorteada do interior para a então chamada Votação Paralela. “Ao retornar, num avião de pequeno porte, encaramos uma tempestade que caía em Palmas, que fez a missão ficar, digamos, bem emocionante; passei muito mal”, relembra.
Família
Natural de Natal/RN, vir para o Tocantins assumir um cargo no concurso do TRE-TO não foi uma decisão fácil para Kathiene que, em sua cidade de origem, era funcionária pública, fazia faculdade de Ciência da Computação e morava com a família. “Deixar tudo para vir para um lugar que parecia inóspito foi difícil, mas com muita coragem e incentivada por familiares e amigos, em especial, Carlos Augusto, o “Carlão”, que também é servidor do TRE-TO, resolvi encarar o desafio”, relembra.
Desafio que rendeu não apenas uma carreira profissional à Kathiene, mas também sua maior conquista na vida pessoal. Ela conta que conheceu seu marido enquanto prestava apoio ao Cartório Eleitoral de Palmas na entrega de títulos eleitorais. “Estava há cerca de cinco meses na cidade. Nesse período atuei na entrega de títulos de dentro de um trailer que ficava estacionado na parte externa do Cartório Eleitoral, que na época funcionava na ARSE 14; lá conheci meu esposo, que atuava em um posto fixo da Polícia Militar no Cartório. Foi amor à primeira vista, e lá se vão 23 anos de relacionamento e três filhas”, finaliza.
Série
Visando valorizar os talentos da Justiça Eleitoral do Tocantins e reforçar todo esforço e dedicação dos servidores em prol do fortalecimento da democracia, a cada mês compartilhamos a história de um servidor da instituição. Confira abaixo todas as reportagens da série Justiça Eleitoral: eu faço parte desta história.
Elias Mesquita, chefe de cartório da 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis
Clairton Thomazi, chefe da Seção de Gestão de Desempenho
Maria Erlene, chefe da 35ª zona Eleitoral de Novo Acordo
Keila Tanganeli, chefe da Seção de Contas Eleitorais e Partidárias
João Paulo Aires, chefe da 20ª Zona Eleitoral de Peixe
Marisa Webler, oficial de gabinete da CRE/TO
Rogério Miranda, chefe da 28ª Zona Eleitoral de Miranorte
Fernando Ebrahim, chefe da Seção de Gestão de Infra-Estrutura Tecnológica do TRE-TO
Auryany Dias, chefe da 5ª Zona Eleitoral de Miracema do Tocantins
Monalisa Cruz, chefe da Seção de Acórdãos, Resolução e Apoio ao Pleno
Lélio Araújo, chefe da 34ª Zona Eleitoral de Araguaína
Gilsiandry Carvalho - ASCOM TRE-TO