Cultura Institucional é destaque na estreia do “Programa 60 Minutos: TRE-TO Socializando Conhecimentos”
O diretor-geral do Tribunal, José Machado dos Santos, foi o primeiro convidado do novo formato do programa.

A primeira edição do “Programa 60 Minutos: TRE-TO Socializando Conhecimentos” trouxe o tema “Cultura Institucional”, apresentado pelo diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), José Machado dos Santos. O encontro, realizado na tarde desta quinta-feira, 7, aconteceu no formato online, por meio da plataforma Google Meet, e reuniu mais de 250 servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral do Tocantins.
Na abertura, a secretária de Gestão de Pessoas (SGP), Ana Cecilia Machado Catapan, deu as boas-vindas a todos os participantes, destacando que o evento, originalmente idealizado pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-TO) para tratar da gestão do cadastro eleitoral e processual, tornou-se uma ação permanente do Programa de Gestão 2025-2027 devido ao seu sucesso e grande adesão.
Também foi exibido um vídeo institucional sobre os valores da Justiça Eleitoral do Tocantins: ética, transparência, imparcialidade, celeridade, acessibilidade, sustentabilidade, diversidade e inovação. Na edição, o foco foi na sustentabilidade, a capacidade do ser humano interagir com o mundo sem comprometer os recursos naturais das gerações futuras
Importância da Cultura Institucional
O diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos, iniciou a apresentação explicando que o objetivo da discussão é a compreensão do papel da cultura na identidade organizacional, no engajamento e na entrega de valor público. “A Cultura Institucional é o DNA da organização, definindo como pensamos, agimos e nos relacionamos no ambiente de trabalho. Tem alta relevância democrática, especialmente na Justiça Eleitoral, ao ser vista sob o ponto de vista da estratégia”, disse o diretor-geral.
José Machado reforçou que a Cultura Institucional, que são valores, crenças e comportamentos que orientam a instituição, influencia a qualidade dos serviços, o comprometimento dos servidores e a confiança da sociedade.
Dimensões da Cultura Institucional
As dimensões da Cultura Institucional (dimensão instituída, movimentos instituintes, hierarquias e sociabilidade) se movimentam por meio de normas, regulamentos, estruturas formais e procedimentos padronizados. O diretor-geral enfatizou que o regulamento da Secretaria define os principais valores da Justiça Eleitoral do Tocantins e que os movimentos instituintes, ou seja, a capacidade de formar novos sentidos, adaptar e inovar, são a forma como as crenças se multiplicam. Ele também mencionou que a instituição ainda trabalha com o processo hierárquico e que a burocracia é vertical, transversal e horizontal, e que a sociabilidade é a convivência que estabelece ações interativas e sancionadas.
Desburocratização na Justiça Eleitoral do Tocantins
Durante a apresentação, o diretor-geral destacou que a Cultura Institucional do setor público é conservadora e burocrática, mas o TRE-TO atua de forma radical na desburocratização e implementa um modelo inovador de gestão mais ágil. “O TRE-TO atende à burocracia, mas não se submete a ela”, afirmou.
Também foram abordados os desafios da inovação, que não se restringe à tecnologia, e a autonomia técnica, que permite aos profissionais agir de forma assertiva, mas sempre comunicando suas ações às autoridades competentes.
O diretor-geral enfatizou a importância de construir uma Cultura Institucional diferenciada, que preserve os aspectos positivos da tradição e supere as limitações, explicando que a cultura organizacional deve estar alinhada com a missão, visão e valores da Justiça Eleitoral do Tocantins, garantindo a legitimidade do processo eleitoral, fortalecendo a democracia e buscando a excelência na gestão.
Valores institucionais
José Machado ressaltou que a publicidade e a transparência são a regra na Justiça Eleitoral, ressaltando que os servidores devem internalizar essa prática, evitando o uso da restrição para impedir a divulgação de informações. O diretor-geral afirmou que classificar um documento como restrito impede que o Tribunal cumpra a regra constitucional da imparcialidade, que é um atributo de todos que servem à sociedade, e isso exige tratamento igualitário, acessibilidade e transparência
Sobre a sustentabilidade, José Machado observou que, embora seja um valor declarado, não é amplamente percebido. Também ressaltou a importância do respeito às diversidades humanas em todas as suas formas, enfrentando discriminações como capacitismo, etarismo, gênero e raça.
Capacitação e prioridades
O diretor-geral destacou o investimento substancial do TRE-TO na capacitação de seus servidores, que é o maior entre os regionais eleitorais do país. Ele também abordou a adaptabilidade e o engajamento organizacional, ressaltando que, embora seja importante lutar pelas minorias, o foco principal da Justiça Eleitoral deve ser a realização das eleições com excelência.
Engajamento e entrega de qualidade
Na apresentação, ainda foram esclarecidos os três ciclos de engajamento no trabalho dos servidores, que incluem a fase inicial de euforia, a fase intermediária de adaptação e a fase avançada de nova motivação por meio de mentoria. O diretor-geral frisou que os líderes devem manter a motivação da equipe e apresentou os fatores do engajamento: conhecimento do propósito, valorização, espaço físico e psicológico que promove bem-estar, a liderança que é capaz de mobilizar, a comunicação eficaz e o desenvolvimento contínuo dos servidores.
Tudo isso para que valores públicos sejam entregues à sociedade com eleições livres, serviços de qualidade e educação política, com foco no cidadão, atendendo às suas necessidades.
Por fim, o diretor-geral do Tribunal pontuou que Cultura Institucional na Justiça Eleitoral é um reflexo do compromisso com a democracia brasileira e o bem-estar da sociedade tocantinense, ressaltando que cada um tem um papel importante no fortalecimento dessa cultura para tornar o TRE-TO uma referência de excelência na Justiça Eleitoral.
Cronograma
Os encontros do “Programa 60 Minutos: TRE-TO Socializando Conhecimentos” serão realizados de forma quinzenal. O próximo evento será no dia 21 de agosto.
A iniciativa é idealizada pela Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coede), em parceria com as demais unidades do Tribunal. Os eventos consideram o Programa de Gestão 2025-2027, que contempla as diretrizes dos eixos prioritários Integridade, Conformidade e Produtividade, alinhado com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário e com as diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A iniciativa também contempla os objetivos de aperfeiçoar os mecanismos de governança e a gestão de pessoas, estabelecidos no Planejamento Estratégico 2021-2026.
Objetivos Estratégicos:
8- Aperfeiçoar mecanismos de governança
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma captura de tela de uma videoconferência realizada na plataforma Google Meet, intitulada “Programa 60 Minutos: TRE-TO Socializando Conhecimento”. O encontro virtual conta com a participação de dezenas de servidores e colaboradores, cujas janelas de vídeo aparecem organizadas em uma grade. Alguns participantes estão com a câmera ligada, enquanto outros aparecem apenas com suas iniciais ou fotos de perfil. Na parte inferior da tela, é possível ver a barra de controle da reunião, com botões de microfone, câmera, bate-papo e encerrar chamada, além da informação de que há mais de 200 pessoas conectadas.