89º Coptrel: presidentes dos TREs discutem democracia, novas tecnologias e assinam Carta de Pirenópolis
Reunião dos dirigentes dos regionais eleitorais aconteceu nesta sexta-feira, 10.

Exposições sobre a história da Justiça Eleitoral e ferramentas de inteligência artificial marcaram o segundo dia do 89º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). Nesta sexta-feira, 10, as palestras integraram a reunião dos presidentes do evento que acontece em Pirenópolis (GO). Ao final do evento, os presidentes assinaram a Carta de Pirenópolis, documento que consolida os principais encaminhamentos da edição.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Adolfo Amaro Mendes, esteve presente no encontro e ressaltou a importância do Coptrel para a atuação da Justiça Eleitoral. "O encontro dos TREs reafirma a essência do nosso papel institucional: unir esforços, compartilhar saberes e fortalecer a democracia. Cada ato de cooperação é um gesto de compromisso com o Brasil que acreditamos: justo, transparente e fiel à vontade soberana do povo", afirmou.
Acompanharam o presidente no evento o diretor-geral José Machado dos Santos e a assessora de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial (Ascom), Thaise Moreira Marques.
Reunião dos presidentes
Os trabalhos foram abertos pelo presidente do Coptrel e do TRE-MS, desembargador Carlos Eduardo Contar, e pelo presidente do TRE-GO, anfitrião do evento, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga.
Pela manhã, os presidentes acompanharam as palestras "A criação da Justiça Eleitoral no contexto do autoritarismo" e "Tudo o que gostaria de saber sobre inteligência artificial e ninguém te contou".
Pela tarde, as discussões continuaram sobre a democracia brasileira, o uso de novas tecnologias no combate à desinformação e a apresentação de projetos inovadores dos TREs, com as palestras "GuaIA" e "A democracia brasileira diante da ascensão global dos novos autoritarismos".
Sugestões para avaliação e aprovação
Ainda pela tarde, os diretores-gerais apresentaram propostas do resultado da reunião dos diretores na quinta-feira, 9, para os presidentes dos regionais eleitorais. Os secretários, coordenadores e assessores de comunicação também encaminharam sugestões, entre elas a adoção conjunta, pelos regionais, do Projeto de Educação Midiática, que foi desenvolvido de forma colaborativa pelos tribunais e é fruto da pauta aprovada no 88° Coptrel que aconteceu em Bonito (MS).
Além disso, foi sugerido a adoção de um plano de comunicação conjunto, pelas áreas de comunicação dos TREs, sobre campanhas e ações referentes ao calendário eleitoral e ao calendário de anos não eleitorais.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública
3- Fomentar a educação política da sociedade
6- Aprimorar políticas e práticas de sustentabilidade
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral
8- Aperfeiçoar mecanismos de governança
11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas
Lanne Hadassa e Thaise Marques (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra os presidentes dos TREs posando para uma foto oficial durante o 89º Coptrel. O grupo é composto majoritariamente por homens, com algumas mulheres, todos vestidos formalmente com ternos e roupas sociais. Ao fundo, há um grande painel com o logotipo do evento e os dizeres: “89º COPTREL – Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais” e “COPTREL – 30 anos de história”. O cenário é um ambiente interno, com carpete decorado e iluminação adequada para fotos oficiais. Os participantes usam crachás de identificação e posam sorrindo, em duas fileiras - uma sentada e outra em pé -, transmitindo um clima institucional e solene, típico de encontros e reuniões da Justiça Eleitoral.