Participe de consulta pública para escolher novos temas a serem fiscalizados pelo TCU em 2026
Os cinco assuntos mais votados se tornarão auditorias.

Cidadãs e cidadãos tocantinenses podem indicar temas a serem fiscalizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2026. A consulta pública “Você escolhe, o TCU fiscaliza!” está aberta para quem quiser votar até 1º de fevereiro e os assuntos eleitos pelo população serão incluídos nos planos operacionais das unidades do TCU a partir de março.
Para votar, basta acessar o Portal do Cidadão. São apresentados cinco grandes temas que englobam 18 problemas, nos quais a cidadã e o cidadão podem votar e, se quiserem, ainda comentarem sobre como o problema afeta a eles ou sua comunidade e fazer sugestões de outros problemas. Os cinco assuntos mais votados se tornarão novas auditorias.
A consulta
Os cinco grandes eixos da consulta são: assistência a populações vulneráveis; energia e conectividade; infraestrutura e logística; segurança pública e defesa; e serviços públicos essenciais. Além de votar nos assuntos de interesse, cada cidadã e cidadão poderá acompanhar o resultado prático de sua contribuição, pois os trabalhos de fiscalização incluirão mecanismos de retorno à população.
A iniciativa faz parte das diretrizes do TCU de priorizar a transparência e a participação social, marcas da gestão 2025-2026. “Queremos reafirmar nosso compromisso de caminhar lado a lado com a sociedade, sendo o Tribunal do Cidadão. Tenho a plena convicção de que somente colocando as pessoas no centro de nossas ações conseguiremos promover uma gestão pública verdadeiramente transparente, acessível e participativa”, afirmou o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo.
Resultados
A primeira consulta pública do TCU às cidadãs e cidadãos foi realizada no primeiro semestre de 2025 e teve como resultado a escolha popular de cinco temas: imóveis abandonados; fila do INSS; obras em rodovias; obras paralisadas na saúde e prevenção de desastres naturais. Eles se tornaram auditorias e foram a julgamento durante sessão plenária do TCU.
Colaboração institucional
A Justiça Eleitoral do Tocantins integra o esforço nacional de divulgação da consulta pública do TCU, com o objetivo de alcançar o maior número possível de tocantinenses, tanto na capital quanto no interior. Na tarde desta quarta-feira, 3, a secretária do TCU no estado, Ana Célia Vasconcelos, reuniu-se com o diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos, para solicitar apoio na divulgação e apontar os principais pontos da campanha.
Objetivo Estratégico:
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO), com informações do TCU
#ParaTodosVerem: A imagem é um material publicitário institucional do TCU. No lado direito, aparece uma mulher adulta, de pele escura, cabelos com mechas grisalhas e penteados em dreadlocks. Ela veste uma camisa jeans e sorri levemente, transmitindo confiança. À esquerda, sobre um fundo laranja com padrão discreto, há textos em destaque dizendo: “Você escolhe, o TCU fiscaliza!”. Logo acima, lê-se: “Ajude a definir as fiscalizações do TCU.” Abaixo do texto principal, há um QR Code para que o cidadão aponte o celular e vote nos temas que considera prioritários. Há também o endereço cidadao.tcu.gov.br e a hashtag #TribunaldoCidadão. No topo, está o logotipo do TCU.

