Justiça Eleitoral do Tocantins recebe visita institucional de secretária do TCU no Estado para apoiar divulgação de consulta pública nacional
Campanha “Você escolhe, o TCU fiscaliza!” busca ampliar a participação cidadã.

A Justiça Eleitoral do Tocantins recebeu, na tarde desta quarta-feira, 3, a visita institucional da secretária do Tribunal de Contas da União no Estado do Tocantins (TCU-TO), Ana Célia Vasconcelos Chaves Ribeiro. O encontro, realizado na Diretoria-Geral do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), teve como objetivo solicitar apoio na divulgação da nova consulta pública nacional “Você escolhe, o TCU fiscaliza!”, iniciativa que busca ampliar a participação cidadã na definição dos temas de fiscalização do TCU para o ano de 2026.
Durante a reunião, a secretária apresentou os principais pontos da campanha, que está aberta à população até 1º de fevereiro de 2026, no Portal do Cidadão do TCU. Cidadãs e cidadãos podem votar em cinco grandes eixos temáticos e sugerir novos assuntos que julguem relevantes para a atuação da Corte de Contas. Os temas mais votados serão incorporados ao plano de auditorias do Tribunal no próximo ano.
Fortalecimento da cidadania
Reconhecido pela atuação em educação cívica, inclusão sociopolítica e fortalecimento da cidadania, o TRE-TO integrará o esforço nacional de divulgação para alcançar o maior número possível de cidadãos tocantinenses, tanto na capital quanto no interior.
A secretária do TCU-TO destacou a importância da colaboração institucional. “O apoio da Justiça Eleitoral é fundamental para que mais cidadãos conheçam a consulta e exerçam esse espaço de participação direta, escolhendo o que o TCU deve fiscalizar. O Tocantins sempre tem bons índices de engajamento, e queremos ampliar ainda mais essa interação com a sociedade”, afirmou.
O diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos, comprometeu-se em disponibilizar cartazes nos seus edifícios e, ainda, a estudar mecanismos de apoio à campanha, especialmente por meio de seus canais institucionais, programas educativos e articulação com cartórios eleitorais, escolas e parceiros locais.
“A Justiça Eleitoral do Tocantins tem compromisso permanente com a cidadania ativa. Receber esta iniciativa do TCU reforça o valor do diálogo entre instituições e amplia as oportunidades de participação social”, disse o diretor-geral. “Ao convidar o eleitor a escolher os temas de fiscalização, o Tribunal de Contas fortalece a democracia e aproxima a gestão pública das pessoas. Estamos abertos a colaborar para que mais tocantinenses conheçam e participem dessa consulta nacional”.
Objetivo Estratégico:
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública
#ParaTodosVerem: A imagem mostra o diretor-geral do TRE-TO, José Machado, e a secretária do TCU-TO, Ana Célia, posando lado a lado em um ambiente interno. Ambos estão sorrindo e seguram, cada um, um folheto alaranjado com a foto de uma jovem na capa e o texto “Você escolhe, o TCU fiscaliza!”. À esquerda está José Machado, usando óculos, terno azul escuro e camisa branca, com crachá institucional pendurado no pescoço. À direita, Ana Célia, também de óculos, veste um vestido vermelho vibrante. Ao fundo, há janelas grandes com venezianas internas e vista externa parcialmente visível.

