Juiz federal Igor Itapary toma posse como membro titular na Corte do TRE-TO em janeiro
O magistrado entrará na vaga deixada pelo juiz federal Wagmar Roberto Silva.

No próximo ano, a Corte Eleitoral tocantinense receberá um novo membro titular da classe dos juízes federais para o biênio 2026/2028. O juiz federal Igor Itapary Pinheiro será empossado em solenidade marcada para o dia 21 de janeiro, no auditório do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), às 10h.
Eleito pela Corte Especial Administrativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) no último dia 17 de novembro, o magistrado entrará na vaga do juíz federal Wagmar Roberto Silva, cujo biênio encerra em 15 de dezembro.
Durante o período em que a vaga ficará temporariamente aberta, de 16 de dezembro a 20 de janeiro, a juíza federal Carolynne Souza de Macêdo Oliveira, membro substituta da classe dos juízes federais, assumirá as funções na Corte.
Perfil do magistrado
O juiz Igor Itapary Pinheiro já ocupou a vaga de juiz federal substituto na Corte Eleitoral tocantinense durante o biênio 2023/2025. Atualmente titular da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Tocantins (SJTO), o magistrado possui sólida formação acadêmica, sendo especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (FESMPDFT) e em Processo Civil também pelo IDP. É ainda mestre em Direito.
Antes de ingressar na magistratura, atuou como servidor do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e exerceu o cargo de Advogado da União na Advocacia-Geral da União (AGU). Na Justiça Federal, iniciou sua trajetória como juiz federal substituto na 12ª Vara Federal da Seção Judiciária do Maranhão, onde permaneceu até dezembro de 2015. Posteriormente, foi juiz federal titular da 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Roraima (SJRR) até novembro de 2019, período em que também desempenhou as funções de coordenador seccional dos juízos criminais e vice-diretor do Foro da Seção Judiciária de Roraima (biênio 2016/2018).
No âmbito da Justiça Eleitoral, integrou o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) como juiz titular no biênio 2017/2019. De 2020 a 2023, foi juiz federal titular da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Rondônia (SJRO), onde também coordenou os Juizados Especiais Federais no biênio 2020/2022. Em 2023, assumiu a titularidade da 5ª Vara Federal da Seção Judiciária de Palmas.
Objetivos Estratégicos:
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública.
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral
8- Aperfeiçoar mecanismos de governança
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra o juiz federal Igor Itapary posando para uma foto formal, de frente, diante de um fundo liso e claro. Ele usa óculos de armação transparente, tem barba curta e cabelo escuro penteado para trás. Veste uma toga preta sobre uma camisa social azul-clara, combinada com uma gravata amarela clara. Sua expressão é séria e a iluminação destaca bem o rosto e a vestimenta, compondo um retrato institucional ou profissional.

