+Mulher +Democracia fomenta debate em Guaraí

Esta foi a quarta roda de conversa realizada pela Justiça Eleitoral na semana.

foto colorida da roda de conversa durante evento realizado em Guaraí

Dando sequência à série de rodas de conversas realizadas ao longo da semana pelo programa +Mulher +Democracia, a Justiça Eleitoral do Tocantins promoveu na noite dessa quinta-feira (30/06), no município de Guaraí, mais um momento de diálogo à respeito da presença feminina nos espaços de poder e sua efetiva participação do cenário político tocantinense.

Em Guaraí, mais da metade do eleitorado é feminino; dos 16.859 eleitores, 8.746 são mulheres. Já entre as pessoas com cargos eletivos atualmente, apenas uma entre 11 vereadores é do sexo feminino; e em 54 anos de história, a prefeitura está sendo comandada por uma mulher apenas pela segunda vez.

A prefeita Fátima Coelho foi uma das debatedoras da roda de conversa e falou dos desafios enfrentados para participar do processo político e conciliar com as atividades da vida privada. "Não é fácil, mas temos que buscar conhecimento, nos preparar, e com coragem, segurança e responsabilidade enfrentarmos os desafios e nos colocar à disposição para ocupar os espaços políticos; temos que nos perceber como essenciais para fazermos um trabalho diferenciado nos cargos eletivos", afirmou.

Também participando do debate, a presidente da subseção da OAB de Guaraí, Loyanna Leão, frisou os dados da baixa representação das mulheres nos cargos eletivos, que nacionalmente figuram em cerca de 17%, citando também o disposto na Declaração de Pequim voltada ao empoderamento feminino e à igualdade de oportunidade para as mulheres. "Temos que lutar para vencer essa subrepresentação da mulher na política, que infelizmente é uma realidade em todo o país. O caminho é longo e cheio de obstáculos, mas vamos vencer a desigualdade de gênero! E programas como o +Mulher +Democracia são importantes, pois encorajam as mulheres e as estimulam a participar ativamente e exercer seu papel de liderança", disse.

Já a professora de história Nívia Alves Sales levou para o debate a participação da mulher na história e alertou para o papel atribuído a elas nos principais momentos históricos, da pré-história aos dias atuais. "É preciso desconstruir os esteriótipos construídos na história ao longo dos anos à respeito da mulher. Ela esteve sempre muito presente e atuante; mas isso não é mostrado", afirmou. "Precisamos desconstruir esses esteriótipos para a mulher não continuar sendo renegada nesses contextos; e nós mulheres temos que nos apoiar, criarmos uma rede de empoderamento, para nos apropriarmos do nosso lugar de fala", complementou.

A roda de conversa contou também com a participação do juiz Eleitoral da 6ª Zona Eleitoral de Guaraí, Fábio Gonzaga, que reforçou a necessidade da equidade entre os gêneros e a participação dos homens no processo de empoderamento da mulher. "Os homens precisam participar deste processo de mudança para que um dia não tenhamos mais que debater a questão da mulher, mas sim pensarmos apenas em pessoas", idealizou.

Cronograma
Nesta sexta-feira (01/07) a série de rodas de conversas realizadas ao longo da semana será encerrada em Miracema. O evento será realizado no Fórum da cidade, às 19 horas.

OBJETIVO ESTRATÉGICO:

3 - Fomentar a educação política da sociedade

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido